segunda-feira, 28 de abril de 2025

A dramaturgia visceral de Fernando Pessoa


Falar de Fernando Pessoa é mergulhar num oceano de vozes, máscaras e abismos. Ainda que mais conhecido por sua poesia múltipla, marcada por heterônimos que reinventaram a língua portuguesa, há um campo menos explorado, mas igualmente arrebatador: sua dramaturgia. E é nesse palco invisível, nesse teatro interior que explode em palavras, que encontramos um Pessoa visceral, dilacerado, filosófico — e acima de tudo, profundamente humano. Mais do que encenar personagens, ele encena dilemas, medos, sonhos e contradições da alma moderna. A dramaturgia de Pessoa é, ao mesmo tempo, confessional e universal, e hoje, com os avanços da neurociência, podemos compreender de forma mais ampla o impacto dessa escrita na mente e no coração do espectador.

Em obras como O Marinheiro (1915)*, Pessoa inaugura o que podemos chamar de “drama estático”, um teatro da imobilidade, onde a ação não está no movimento físico, mas no pensamento que devora em silêncio. Três mulheres vigiam um velório e conversam sobre sonhos e fantasias. Não acontece nada, e, ao mesmo tempo, tudo acontece: o tempo se dobra, a realidade se esgarça, e o espectador é arrastado para dentro do labirinto mental das personagens. É uma dramaturgia que exige pausa, escuta e introspecção. Como explica a neurociência, a leitura e a vivência de textos introspectivos ativam regiões cerebrais associadas à memória afetiva e à empatia. O teatro de Pessoa não é para ser apenas entendido — é para ser sentido no corpo, como uma corrente elétrica silenciosa.

A grande inovação de Pessoa na dramaturgia está na recusa da narrativa convencional. Ele não quer nos entreter; quer nos desestabilizar. Em Fausto, sua obra inacabada, não há redenção, nem sequer uma trajetória clara do herói. Há apenas a busca incessante por um sentido que se dissolve a cada passo. A peça é densa, filosófica, carregada de angústias metafísicas. “Tudo é símbolo e analogia”, escreve ele. E assim, a linguagem se transforma em um campo de batalha onde cada palavra carrega o peso de um universo. Como ensinam os métodos da pedagogia teatral contemporânea, como o MAT (Mindset, Ação e Teatro), é fundamental colocar-se no lugar do autor, viver seus dilemas, experimentar suas palavras com o corpo e com a alma. Com essa abordagem, o leitor/ator transforma-se em um canal de escuta ativa e de reinvenção de sentido.

Para quem atua com crianças ou públicos mais amplos, a obra de Pessoa também pode ser reinventada. Um exemplo inspirador é o uso do Teatro de Bonecos Mané Beiçudo, criado por Antônio Carlos dos Santos. Por meio de personagens simbólicos, irônicos e divertidos, é possível traduzir para o público jovem temas como identidade, sonho, solidão e liberdade, presentes em O Marinheiro ou em A Morte do Príncipe. Imagine uma criança representando o sonho de uma personagem através de um boneco que dança em silêncio diante de um espelho — ela compreende o teatro como linguagem emocional, mesmo sem entender racionalmente cada linha do texto. O teatro de Pessoa, embora sofisticado, é visceral — e, como tal, acessa dimensões humanas universais.

Nos últimos anos, universidades como Yale, Oxford e a Sorbonne têm desenvolvido estudos sobre a influência de textos poéticos e teatrais na neuroplasticidade, especialmente em públicos com alta sensibilidade criativa. Segundo esses estudos, a exposição frequente a narrativas que rompem com a lógica linear do cotidiano estimula a flexibilidade cognitiva e fortalece as redes neurais ligadas à criatividade e à resolução de conflitos. Isso explica, em parte, porque a dramaturgia de Pessoa continua tão relevante. Ao confrontar o leitor com o absurdo, o vazio e a multiplicidade, ele nos treina para lidar com a complexidade da vida real — uma habilidade essencial para o século XXI.

Um dos aspectos mais fascinantes do processo criativo de Pessoa era seu método quase mediúnico de escrita. Ao adotar heterônimos como Álvaro de Campos, Bernardo Soares ou Ricardo Reis, ele incorporava estilos distintos, visões de mundo conflitantes, vozes únicas. Em sua dramaturgia, essa multiplicidade também se manifesta. O palco se torna um espelho partido, onde cada fragmento reflete uma parte da consciência. A metodologia ThM (Theater Movement), também desenvolvida por Antônio Carlos dos Santos, propõe a exploração dessas fragmentações por meio do corpo em movimento. Não se trata apenas de representar: trata-se de evocar, de materializar no espaço cênico aquilo que se move dentro da psique. Cada gesto, cada silêncio, cada olhar no vazio adquire potência dramática.

No contexto histórico, Pessoa escrevia em meio às angústias do início do século XX, um tempo de guerras, instabilidade política e profundas transformações sociais. Seu teatro, mesmo silencioso, carrega esse eco de ruptura. Em Salomé e O Pretendente, por exemplo, ele explora os jogos de poder, a manipulação, o desejo e a destruição, com uma força simbólica que ainda hoje impressiona. Esses textos, embora menos montados, oferecem material riquíssimo para oficinas pedagógicas, para a formação de atores e para estudos de psicanálise e dramaturgia. A sua obra teatral, pouco encenada, é um tesouro escondido à espera de olhares sensíveis e ousados.

O uso de suas peças em processos educativos também pode ser profundamente transformador. Ao trabalharmos textos de Pessoa em salas de aula, especialmente em práticas de teatro-educação, promovemos não apenas o contato com a literatura, mas também a ampliação da consciência crítica, a sensibilidade estética e o autoconhecimento. Um aluno que encena um monólogo de Fausto, por exemplo, vivencia a dúvida existencial, a busca de sentido, o vazio — experiências que contribuem para a formação ética e emocional. O teatro torna-se, assim, uma ferramenta de cura, de escuta e de transformação, alinhando-se aos objetivos da educação integral e neuroeducacional.

Ler, estudar e encenar Fernando Pessoa é um ato de coragem. Exige disposição para entrar em contato com o silêncio, com o abismo, com o outro dentro de nós. Mas é também um gesto libertador. Ao nos vermos multiplicados nas personagens que sonham, que duvidam, que permanecem imóveis diante do mistério da existência, descobrimos que não estamos sós. A dramaturgia de Pessoa nos mostra que o teatro não é apenas palco e aplauso, mas sobretudo introspecção e resistência — um lugar onde a alma humana pode, enfim, se ver e se ouvir.

Por isso, vale o convite: que cada leitor se permita revisitar Fernando Pessoa com olhos de ator, coração de educador e mente de neurocientista. Que possamos experimentar suas palavras não como enigmas indecifráveis, mas como portas abertas para a profundidade da vida. Porque no teatro de Pessoa, como na vida, o que não se vê também faz parte da cena — e é justamente aí, no invisível, que mora a nossa verdade mais íntima.

 

*O Marinheiro é uma peça teatral de Fernando Pessoa, escrita em 1913 e publicada em 1915 na revista Orpheu. A peça conta a história de três mulheres que velam uma morta, questionando a realidade e o passado durante a noite. A obra é considerada um exemplo do teatro estático e do modernismo português, com traços simbolistas e reflexões sobre a natureza da existência.

Contexto:

"O Marinheiro" foi escrita por Fernando Pessoa em 1913, um período de transição para o modernismo em Portugal, e publicada em 1915 na revista Orpheu, que marcou o início do modernismo português.

Argumento:

A peça centra-se em três donzelas que velam o corpo de uma jovem morta, vestida de branco, em um quarto de um antigo castelo.

Temas:

A peça explora temas como o sonho, a imaginação, o questionamento da realidade, a reflexão sobre o passado e a busca por sentido na vida.

Estilo:

"O Marinheiro" é considerada um exemplo do teatro estático de Pessoa, que se caracteriza pela apresentação de inércias, pela reflexão em vez da ação e pela exploração da psique dos personagens.

Modernismo e Simbolismo:

A peça reflete características do modernismo português, como a transgressão na forma e no conteúdo, e do simbolismo, com elementos filosóficos, misteriosos e uma visão de mundo fragmentada.

Significado:

A história do marinheiro que inventa histórias para combater a solidão na ilha é uma metáfora para a situação das três jovens, que, ao velarem a morta, também estão a inventar e a questionar a realidade.

 

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A Coleção Mundo Contemporâneo: os livros infantis para pirralhos, adultos e idosos que preservam uma criança dentro de si.

A Coleção Mundo Contemporâneo contém 10 livros infantis. Cada um dos volumes aborda uma questão estratégica para o avanço da civilização.

O objetivo é oferecer às crianças e à juventude uma panorâmica sobre questões candentes da contemporaneidade, desafios que exigem atitude e posicionamento por parte dos que, amanhã, serão responsáveis por conduzir a humanidade e o planeta em direção à sustentabilidade. 


Veja aqui as obras da Coleção:

1 - O sapinho Krock na luta contra a pandemia

2 - A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal 

3 - A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

4 - A hárpia confronta o racismo

5 - O boto exige democracia e cidadania

6 - O jacaré debate educação e oportunidades

7 - O puma explica trabalho e renda

8 - A anta luta contra o aquecimento global

9 - O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

10 - O bicho preguiça e a migração


Clicando aqui, você acessa a coleção em inglês. 

 

Coleção

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autor

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A coleção da bruxinha serelepe: 

 




1.    Planejar       

2.    Organizar    

3.    Estudar        

4.    Exercitar      

5.    Leitura         

6.    Cultura        

7.    Meditar        

8.    Interagir       

9.    Fazer amigos

10. Respeito e motivação

 

A Coleção

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O autor

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Veja os vinte livros da Coleção Ciência e espiritualidade para crianças:


Livro 1 - Panda Zen e a menina azeda

Livro 2 - Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3 - Panda Zen e as mudanças

Livro 4 - Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5 - Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6 - Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7 - Panda Zen e o teste das três peneiras

Livro 8 - Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9 - Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10 - Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11 - Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12 - Panda Zen entre a reflexão e a ação 

Livro 13 - Panda Zen e o mais importante

Livro 14 - Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15 - Panda Zen e a indecisão

Livro 16 - Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17 - Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18 - Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19 - Panda Zen e o trabalho

Livro 20 - Panda Zen e a falsa realidade



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As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:

 

A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl


XV – Collection “Folk legends play with numbers”

Book 1: Saci plays with numbers

Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers

Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction

Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens

Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens

Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication

Book 8: Romãozinho plays with division

Book 9: Caipora plays with geometry

Book 10: Cairara plays with measurements

 

XVI – Coleção Planeta Criança

Livro 1 – O meu planeta

Livro 2 – Os meus oceanos

Livro 3 – A minha floresta

  

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XVII – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVIII – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

IX – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais 

 

D – OUTROS

XX – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo. 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/


https://www.amazon.com/author/antonio santos


antoniocarlosescritor1@gmail.com