Relatório faz duras críticas à atuação do MEC na pandemia
O Tribunal de Contas da União apontou a queda de
recursos e a distribuição desigual. Segundo os auditores, as ações do
Ministério da Educação foram 'fragmentadas, intempestivas e sem foco específico
para a resolução dos problemas enfrentados pelas redes de ensino'.
Um relatório do Tribunal de Contas da União fez duras
críticas à atuação do Ministério da Educação durante o auge da pandemia.
A conclusão do TCU se baseia na distribuição de
recursos do programa criado há quatro anos para levar tecnologia às escolas.
Segundo o estudo, houve uma queda de quase 40% nos recursos de 2020 em relação
à 2019, e o número de estudantes atendidos por esse programa caiu 60%.
O especialista em educação Alexandre Schneider
ressalta:
'É a primeira vez que um órgão da importância do Tribunal
de Contas da União coloca, com clareza, os problemas que foram ocasionados pela
falta de coordenação do governo federal na educação'.
'É a primeira vez que um órgão da importância do
Tribunal de Contas da União coloca, com clareza, os problemas que foram
ocasionados pela falta de coordenação do governo federal na educação'.
O TCU também destacou que quase R$ 445 milhões do
programa que leva dinheiro direto para as escolas públicas foram distribuídos
de forma desigual pelo MEC. No Sul do país, por exemplo, os recursos
beneficiaram 80% dos alunos; no Norte, 64%.
Segundo os auditores, as ações do MEC durante a
pandemia foram 'fragmentadas, intempestivas e sem foco específico para a
resolução dos problemas enfrentados pelas redes de ensino'.
No ano passado, Maria Júlia Santana estava no segundo
ano do ensino médio e só teve condições para estudar em dezembro.
'Foi quando a gente conseguiu doação de aparelhos
eletrônicos e de pacote de dados. A vida foi começando a voltar para o eixo',
destaca.
Os técnicos do Tribunal de Contas da União
consideraram que a conduta do Ministério da Educação pode agravar ainda mais as
desigualdades do ensino no país. O documento aponta ainda risco de retrocessos
no desenvolvimento do Plano Nacional de Educação, que estabelece metas para a
melhoria da educação básica.
Duas ações são consideradas indispensáveis pelo TCU e
por especialistas: combater a evasão escolar e avaliar o aprendizado dos
alunos, para traçar novas políticas públicas de ensino.
'Num momento difícil como a gente está vivendo, de
crise, a gente tem que colocar mais recurso em quem precisa mais. Assim, a
gente vai conseguir ter mais equidade no Brasil', afirma Alexandre Schneider.
G1.Globo / Jornal Nacional
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