Ministros da Cultura dos países do Mercosul lançaram dia 1º o Mapa de
Residências Artísticas do bloco. A plataforma pretende
aproximar a comunidade cultural na América do Sul e facilitar o diálogo para
ações conjuntas entre os artistas.
Segundo o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o objetivo é formar uma
rede e uma política cultural articulada entre os países sul-americanos. “Esse
mapa visa estimular a circulação de artistas na região para que haja um maior
intercâmbio entre os nossos países no campo da cultura. A ideia é que, por meio
de programas e ações, os artistas possam entrar em contato com seus colegas e
trocar experiências, valores, ideias e sua produção”, disse.
Na reunião dos ministros nesta sexta no Museu do Amanhã, na Praça Mauá,
na região central do Rio de Janeiro, também foi aprovado o plano de ação do
Mercosul Cultural para o próximo biênio. Sá Leitão explicou que esse plano é
uma espécie de mapa para o próximo período, com temas e metas a serem
alcançadas.
“O tema central é o desenvolvimento da economia criativa na região. A
economia criativa é um ativo muito importante e vamos discutir maneiras de fazer
com que as atividades culturais e criativas possam se desenvolver ainda mais e,
com isso, contribuir para o desenvolvimento dos nossos países”, disse o
ministro.
EBC
A arte de escrever bem
Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor. Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos.
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.
___________________