“ThM – Theater Movement” é uma
metodologia inédita, inovadora e exclusiva – da lavra de Antônio Carlos dos
Santos - especialmente desenvolvida para a produção teatral.
A partir do desenho estrutural que remonta a (i) Plauto e Terêncio e à (ii) commedia dell’arte, mergulha no (iii) teatro contemporâneo para emergir com uma tecnologia que incorpora características, valores e princípios únicos, como o arranjo produtivo que enfatiza aspectos pertinentes à qualificação técnica-artística, ao resgate da cultura popular, e à participação comunitária.
Neste contexto, a metodologia ThM radicaliza:
•a interação entre atores e espectadores, estimulando a plateia a intervir – de forma criativa e planejada – no universo cênico como estratégia para qualificar seus processos de mediação e transformação da realidade. Dessa forma a manifestação artística é direcionada para promover a reflexão crítica, e a participação-cidadã, destacando princípios como a radicalização da democracia, a justiça econômica e social, e a capacidade de promover intervenções qualitativas, individuais e coletivas, na realidade local;
A partir do desenho estrutural que remonta a (i) Plauto e Terêncio e à (ii) commedia dell’arte, mergulha no (iii) teatro contemporâneo para emergir com uma tecnologia que incorpora características, valores e princípios únicos, como o arranjo produtivo que enfatiza aspectos pertinentes à qualificação técnica-artística, ao resgate da cultura popular, e à participação comunitária.
Neste contexto, a metodologia ThM radicaliza:
•a interação entre atores e espectadores, estimulando a plateia a intervir – de forma criativa e planejada – no universo cênico como estratégia para qualificar seus processos de mediação e transformação da realidade. Dessa forma a manifestação artística é direcionada para promover a reflexão crítica, e a participação-cidadã, destacando princípios como a radicalização da democracia, a justiça econômica e social, e a capacidade de promover intervenções qualitativas, individuais e coletivas, na realidade local;
•a estética, direcionada à tradução das expressões
culturais oriundas do imaginário popular e das tradições locais, com a
valorização dos artistas comunitários;
•a instituição dos momentos de produção Ex-Ante, Ex-Cursus e Ex-Post, estabelecendo uma ação continuada numa concepção do Espetáculo Permanente, sempre aberto, suscetível e ávido por inovações;
•a tecnologia de produção direcionada para valorizar as matérias primas disponíveis e abundantes no local;
•a tecnologia de produção da dramaturgia disponível para que a comunidade exercite a criação e a produção coletiva. Originando-se de uma questão problematizada, de uma situação-problema que impacta negativamente a comunidade, o texto dramático é estruturado.
•a instituição dos momentos de produção Ex-Ante, Ex-Cursus e Ex-Post, estabelecendo uma ação continuada numa concepção do Espetáculo Permanente, sempre aberto, suscetível e ávido por inovações;
•a tecnologia de produção direcionada para valorizar as matérias primas disponíveis e abundantes no local;
•a tecnologia de produção da dramaturgia disponível para que a comunidade exercite a criação e a produção coletiva. Originando-se de uma questão problematizada, de uma situação-problema que impacta negativamente a comunidade, o texto dramático é estruturado.
É esta exclusiva concepção artística-teatral que
se encontra sistematizada na metodologia “ThM-Theater Movement”, e cuja concepção,
valores e termos de referência este livro cuida de disponibilizar: um teatro
aberto, planejado, mergulhado nas manifestações da cultura popular, que
interage com a realidade objetiva, e em permanente processo de construção, de
reelaboração.
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