terça-feira, 10 de maio de 2016

'Floema' apresenta embate e tentativa de um diálogo entre o Homem e Deus

Koyo sobe todos os dias até o alto de uma montanha, esperando respostas, tentando enxergar a face divina (Foto: Divulgação/Leekyung Kim)
Koyo sobe uma montanha todos os dias, tentando enxergar a face divina (Foto: Divulgação/Leekyung Kim)
Estreiou nesta segunda-feira (9), no Viga Espaço Cênico, em São Paulo, o espetáculo 'Floema', texto do livro Fluxo-Floema, de Hilda Hilst. Nesta primeira obra de ficção da autora, há o embate entre o Homem e Deus, onde um evoca o outro: o Homem quer as respostas e Deus lhe oferece as lacunas.
Em 'Floema', estamos diante do criador e sua criatura em uma tentativa de diálogo. Koyo, o Homem, carrega o peso do conhecimento, o peso de saber que a essência divina, na verdade, é puro pó e, assim mesmo, aceita a vida e busca um sentido para ela. Seu desejo é tocar a espessura de Deus (Haydum), mas, ao fazê-lo, só encontra o vazio, o nada, o deserto ao seu redor.
Deus também tenta compreender o homem (Foto: Divulgação/Leekyung Kim)Deus também tenta entender o homem durante o
espetáculo (Foto: Divulgação/Leekyung Kim)
Koyo sobe todos os dias até o alto de uma montanha e lá fica em sua solidão, esperando respostas, tentando enxergar a face divina. Sua incansável busca por Deus não é pacífica, é árdua. Koyo não possui a serenidade dos teólogos, mas sim o desconforto dos filósofos. Ele clama, blasfema e fracassa. Não há resposta concreta, só as lacunas. Haydum, no entanto, em seu monólogo, afirma que nada sabe do homem e que, mesmo quando descansa, sofre da angústia de ser. Haydum-Deus também tenta compreender o homem e o mundo que criou para este.
– Não há desenvolvimento de enredo. O auge já está lá, no início. A encenação ocorre em dois planos: um vertical, onde está Koyo-Homem, preso a um pau-de-sebo (tranças douradas); e outro horizontal, onde está Haydum-Deus, no chão em meio a uma espiral feita com terra (palmas de mãos postas enfileiradas) – conta o diretor Donizeti Mazonas.
A cenografia, criada a partir de uma instalação 'Duas Palmas', representa o cerco do confinamento, onde o barro é elemento fundamental dentro da imagem arquetípica da concepção humana: 'do barro fez se o homem' (Genesis). Outros elementos primitivos reforçam a simbologia da peça: o cerco representa a limitação da existência e o pau-de-sebo, o elo entre o divino e o humano.
Da Globo teatro.

__________

Clique na capa do livro para saber mais.



Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

___________


Para saber mais, clique na capa do livro

________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: