segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Arqueólogos encontram cabeça de estátua do faraó Aquenáton no Egito

Arqueólogos trabalham na máscara do faraó Tutancâmon, filho de Aquenáton, em foto de 2015. EFE/Khaled Elfiqi

Uma missão egípcio-britânica encontrou neste sábado a cabeça de uma estátua de Aquenáton, o décimo faraó da dinastia XVIII do Antigo Egito, na cidade de Amarna, ao sul do Cairo, informou o Ministério de Antiguidades.
O comunicado explicou que a missão liderada pelo britânico Barry Kemp, professor de Egitologia na Universidade de Cambridge, encontrou essa cabeça do rei durante as escavações dentro do grande templo de Aton, que era uma divindade do Antigo Egito.
O chefe do departamento de Antiguidades no ministério, Ayman Ashmaui, detalhou que a cabeça é de gesso e tem 9 centímetros de altura, 13,5 de comprimento e 8 centímetros de largura.
O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mustafa Waziri, disse que a descoberta é importante "não só porque pertence a um dos reis mais importantes do Antigo Egito, mas também porque abre o pano de fundo dos segredos da cidade antiga de Amarna, que é única em sua arte e religião".
O diretor-geral de Antiguidades da província da Minia, onde está situada a cidade, Gamal al Samstai, disse que a missão britânica continuará seu trabalho no local em uma tentativa de descobrir "mais segredos dessa região".
Amarna, situada na margem oriental do Nilo, era a capital durante o período de Aquenáton, cuja dinastia reinou no Egito entre 1539 a.C. e 1075 a.C.
Nesta cidade surgiu uma nova religião, que acredita no deus Aton, razão pela qual Amarna está cheia de templos, segundo a nota.
Alguns dos faraós mais relevantes e conhecidos pertencem à dinastia XVIII, entre eles Tutmés I, Hatchepsut, Aquenáton e o seu filho Tutancâmon.

 EFE

_____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.


___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.