A redução das desigualdades entre as
regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é um dos principais
desafios do país para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. A análise é
de um estudo da Fundação Abrinq, lançado dia 10, que analisa os objetivos
relacionados à educação e ao trabalho.
“As
desigualdades regionais aparecem muito fortemente em todos os indicadores. É
preciso uma política de redução de desigualdades urgente, e isso tem que ter
tanto ações com foco regional, quanto ações para priorizar as classes sociais
de mais baixa renda”, diz a administradora executiva da Fundação Abrinq,
Heloisa Oliveira.
O
estudo compõe uma série de quatro relatórios que serão publicados para analisar
os principais indicadores nacionais associados a crianças e adolescentes para o
monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ao
analisar o acesso à educação, o principal desafio está na educação infantil.
Enquanto a média brasileira de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na
pré-escola é de 91,6%, em estados como o Acre, Amapá e Amazonas o índice fica
entre 71% e 75%. Os cinco estados com mais baixa oferta de pré-escola estão na
Região Norte. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), todas as crianças
nessa faixa etária deveriam estar matriculadas até 2016.
O
estudo também revela que a cobertura de creches nos estados da Região Norte é
bem menor do que a média brasileira (30,4%), ficando em patamares como 6,5% no
Amapá e 8,3% no Amazonas. “Os dados mostram que, se mantido o atual ritmo de
ampliação das vagas, em especial o ritmo mais lento em regiões como o Norte e
Nordeste, não atingiremos a meta do PNE para todas as regiões e grupos
sociais”, diz o estudo. A meta é de atendimento de 50% das crianças de até 3
anos em creches até 2024.
Na
avaliação sobre a qualidade do ensino, o estudo aponta desigualdades na taxa de
aprendizagem para o 3º ano do ensino fundamental. Na matemática, por exemplo,
enquanto a média de crianças com aprendizagem adequada é de 42,9%, em estados
como o Maranhão o índice é de 16,3%. Na escrita, a média brasileira é de 65,5%
e no Pará, de 34,3%.
Também
há desigualdades nas taxas de analfabetismo da população entre 10 e 17 anos,
que no Norte e Nordeste chegam a 5,4% nessa faixa etária, quase o dobro da
média nacional (2,9%) e superior às demais regiões: Centro-Oeste (1,4%), Sudeste
(1,3%) e Sul (1%).
De
acordo com a administradora da Fundação Abrinq, as desigualdades entre os
estados detectadas no estudo podem comprometer o alcance dos resultados
estabelecidos pelo pacto da ONU. “Se nada for feito, pode sim comprometer o
alcance das metas. Não quer dizer que vai comprometer, porque eventualmente
pode se ter uma política e um planejamento que resolvam esses problemas e façam
com que a gente avance nesses desafios”, diz Heloisa.
O
compromisso para implementar os Objetivos de DesenvolvimentoSustentável foi assinado há dois anos por 193 países, incluindo
o Brasil. Os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de
cooperação internacional nos próximos 15 anos, sucedendo e atualizando os
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Trabalho Infantil
O
estudo da Fundação Abrinq também analisou a situação do trabalho infantil no
Brasil. A média nacional de ocupados entre 5 e 17 anos é de 5%, mas em estados
como o Piauí (7,5%), Sergipe (7,2%) e o Rio Grande do Sul (6,9%), o percentual
é maior.
Quatro
das cinco regiões brasileiras concentram mais indivíduos de 5 a 17 anos
ocupados do que a proporção do país nesse indicador. Na Região Sul, 6,2% das
crianças e adolescentes nessa faixa etária desempenham alguma atividade,
remunerada ou não.
Procurados
pela Agência Brasil, os ministérios da Educação e do Trabalho
não se manifestaram sobre o estudo da Fundação Abrinq.
Da Agência Brasil
_____________
A arte de escrever bem
Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor. Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos.
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.
___________________