A Sony anunciou nesta quinta-feira
que voltará a fabricar discos de vinil, depois que decidiu cancelar sua
produção em 1989, devido ao aumento da demanda global por este formato de
música analógico.
A Sony Music Entertainment, braço
musical do conglomerado japonês, decidiu retomar a produção de vinis durante o
exercício em curso em suas duas fábricas situadas no Japão, conforme confirmou
à Agência Efe uma porta-voz da empresa, que não quis revelar o volume de
produção previsto.
A empresa japonesa interrompeu a
fabricação para uso doméstico destes discos em 1989, devido à crescente fatia
do mercado musical monopolizada pelos CDs, o formato físico digital que a
própria Sony ajudou a desenvolver e começou a distribuir em 1982.
Agora, a Sony pretende se readaptar
ao renascimento que vive o vinil, graças às vendas de álbuns de segunda mão e
ao número crescente de novos lançamentos no antigo suporte analógico.
Além disso, a Sony Music instalou um
novo estúdio de gravação no centro de Tóquio concebido especialmente para
produzir os 'masters' dos quais serão geradas as cópias em vinil e aproveitar
melhor a qualidade deste formato, segundo a porta-voz.
As vendas de vinis no Japão chegaram
a cerca de 800 mil unidades em 2016, oito vezes mais que em 2010, segundo dados
da indústria musical do país.
Esta tendência também está sendo
observada em outros lugares, como o Reino Unido - onde as vendas de vinis no
ano passado chegaram a superar às de música em formato digital - e os Estados
Unidos, onde 17,2 milhões de discos foram vendidos em 2016.
EFETóquio
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O livro com a peça teatral Irena Sendler, minha Irena:
A história registra as ações de um grande herói, o espião e membro do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, Oskar Schindler, que salvou cerca de 1.200 judeus durante o genocídio perpetrado pelos nazistas. O industrial alemão empregava os judeus em suas fábricas de esmaltes e munições, localizadas na Polónia e na, então, Tchecoslováquia.
Irena Sendler, utilizando-se, tão somente, de sua posição profissional – assistente social do Departamento de Bem-estar Social de Varsóvia – e se valendo de muita coragem, criatividade e altruísmo, conseguiu salvar mais de 2.500 crianças judias.
"O Anjo do Gueto de Varsóvia", como ficou conhecida Irena Sendlerowa, conseguiu salvar milhares de vidas ao convencer famílias cristãs polonesas a esconder, abrigando em seus lares, os pequeninos cujo pecado capital – sob a ótica do führer – consistia em serem filhos de pais judeus.
Período: 2ª Guerra Mundial, Polônia ocupada pela Alemanha nazista. A ideologia de extrema-direita que sistematizou o racismo científico e levou o antissemitismo ao extremo com a Solução Final, implementava a eliminação dos judeus do continente europeu.
A guerra desencadeada pelos nazistas – a maior deflagração do planeta – mobilizou 100 milhões de militares, provocando a maior carnificina já experimentada pela humanidade, entre 50 e 70 milhões de mortes, incluindo a barbárie absoluta, o Holocausto, o genocídio, o assassinato em massa de 6 milhões de judeus.
Este é o contexto que inspirou o autor a escrever a peça teatral “Irena Sendler, minha Irena”.
Para dar sustentação à trama dramática, Antônio Carlos mergulhou fundo na pesquisa histórica, promovendo a vasta investigação que conferiu à peça um realismo que inquieta, suscitando reflexões sobre as razões que levam o homem a entranhar tão exageradamente no infesto, no sinistro, no maléfico. Por outro lado, como se desanuviando o anverso da mesma moeda, destaca personagens da vida real como Irena Sendler, seres que, mesmo diante das adversidades, da brutalidade mais atroz, invariavelmente optam pelo altruísmo, pela caridade, pela luz.
É quando o autor interage a realidade à ficção que desponta o rico e insólito universo com personagens intensos – de complexa construção psicológica - maquinações ardilosas, intrigas e conspirações maquiavélicas, complôs e subterfúgios delineados para brindar o leitor – não com a catarse, o êxtase, o enlevo – e sim com a reflexão crítica e a oxigenação do pensamento.
Dividida em oito atos, a peça traz à tona o processo de desumanização construído pelas diferentes correntes políticas. Sob o regime nazista, Irena Sandler foi presa e torturada – só não executada porque conseguiu fugir. O término da guerra, em 1945, que deveria levar à liberdade, lancinou o “Anjo do Gueto” com novas violências, novas intolerâncias, novas repressões. Um novo autoritarismo dominava a Polônia e o leste Europeu. Tão obscuro e cruel quanto o de Hitler, Heydrich, Goebbels, Hess e Menguele, surgia o sistema que prometia a sociedade igualitária, sem classes sociais, assentada na propriedade comum dos meios de produção. Como a fascista, a ditadura comunista, também, planejava erigir o novo homem, o novo mundo. Além de continuar perseguindo Irena, apagou-a dos livros e da historiografia oficial, situação que só cessaria com o debacle do império vermelho e a ascensão da democracia, na Polônia, em 1989.