“(...) O episódio, que esta semana completa 20 anos, mudou a história do planeta e da indústria da moda, que passou a questionar instantaneamente sua função num mundo que parecia estar desmoronando (...)”
Talytha Pugliesi ainda estava em casa quando a
primeira torre foi atingida por um avião.
No lobby de seu prédio, o cenário era caótico, com
papéis espalhados e uma poeira nunca antes vista. “Morava a quatro quadras do
World Trade Center, em Manhattan, e costumava pegar táxi para meus compromissos
de trabalho. Com as ruas bloqueadas, precisei ir de metrô. Ao chegar ao local
do desfile de Oscar de la Renta (1932-2014), descobri que a segunda torre
também havia sido alvejada. Nunca tinha ouvido falar em terrorismo até esse 11
de setembro de 2001”, lembra a top paulista.
O episódio, que esta semana completa 20 anos, mudou a
história do planeta e da indústria da moda, que passou a questionar
instantaneamente sua função num mundo que parecia estar desmoronando. “Eu não
sou americana, mas pude sentir a dor das pessoas. A cidade sangrou, mas
reergueu-se. E a moda foi fundamental para recuperarmos a autoestima, voltar à
beleza e à criação”, diz Talytha.
Para a jornalista Lilian Pacce, a data e a semana de
moda “estão marcadas para sempre”. “Todo ano, os desfiles caem nesse período e
homenagens são feitas. Para o povo dos Estados Unidos, é uma questão de
resistência”, observa. A apresentação de verão 2016 da Givenchy, maison
francesa dirigida à época pelo italiano Riccardo Tisci (atualmente na
Burberry), é um capítulo à parte na história. O show teve como pano de fundo a
skyline do novo World Trade Center e colocou fashionistas para refletirem — e
sonharem.
Muito antes da declaração de amor da Givenchy a Nova
York, a Gucci repensou seu desfile de verão 2002, dias após o atentado, para se
conectar com a tragédia. Na mesma temporada, Alexander McQueen foi criticado
por “encher” de fumaça a passarela — muitos associaram o efeito à poeira que
havia invadido a Big Apple. “Foi o princípio de uma consciência política que
foi ficando mais forte na indústria. E hoje abraça a inclusão, diversidade e
outras bandeiras importantes”, aponta a jornalista Alexandra Farah, que
acompanhou in loco o episódio.
Gilberto Júnior, O Globo
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