sábado, 30 de outubro de 2021

Enem: 35 filmes, séries e documentários para você assistir antes das provas


Nem só de aulas, livros e apostilas saem os conhecimentos necessários para fazer Enem 2021. Filmes, séries e documentários também podem ajudar a se preparar para o exame, principal via de acesso às universidades públicas brasileiras.

 

Muitas obras audiovisuais retratam momentos marcantes da história do Brasil e do Mundo, além de contar sobre a vida de personagens importantes que fizeram a diferença em sua época. As produções também podem servir como repertório sociocultural na hora de escrever a redação do Enem, competência muito relevante para quem busca tirar os 1000 pontos, a nota máxima.

Fizemos uma lista com 35 filmes, séries ou documentários que vão ajudar a fixar ou relembrar conteúdos importantes para o Enem. Aproveite o feriado prolongado para maratonar.

Participaram a elaboração deste material: Aldene Rocha, professor de artes do Colégio e Curso AZ; Fábio Ribeiro de Sousa, historiador e professor do Colégio e Curso ZeroHum; Wellington Malta, professor de Português e Redação do Colégio e Curso ZeroHum; Claudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH e formado em Geografia; Rafael Duarte, professor de História do Mopi; Marcos Alvarenga, professor de Biologia da Rede Daltro Educacional; e Luiz Américo, professor de Química da Rede Daltro Educacional.

 

Filmes e documentários para assistir antes do Enem

1 - “O Dilema das Redes”

É um documentário que mostra como as redes sociais funcionam. Nele, executivos e ex-funcionários de gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Twitter faram sobre os perigos associados às redes sociais. Com o isolamento social provocado pela Covid-19, ficamos ainda mais dependentes das redes sociais. Disponível na Netflix.

 

2 - “Cidade Cinza”

O filme retrata um caso que aconteceu em 2008, em São Paulo, quando os grafiteiros conhecidos como Os Gêmeos foram contratados para produzir um grande mural. A obra rediscute a ideia de cidade como espaço social, pois nessa mesma época o prefeito estava pintando toda a cidade de cinza, eliminando toda a história do grafite e da arte dos muros de São Paulo. A produção mostra que o "street art" pode levar arte para quelas pessoas que não têm a possibilidade de ir até o museu, um teatro ou uma ópera. Disponível no Youtube.

 

3 - "O Que É Isso, Companheiro?"

Retrata a ação de grupos de guerrilha em luta contra a ditadura militar brasileira. Inspirado na obra de Fernando Gabeira, o filme relata o famoso sequestro do embaixador norte-americano, Charles Elbrick, em 1969. Disponível no Youtube.

 

4 - "Machuca"

Essa obra tem como pano de fundo o Chile da década de 1970, no contexto do golpe militar empreendido por Augusto Pinochet. As disparidades sociais são abordadas de forma sutil, tendo crianças como protagonistas: Gonzalo Infante, de família abastada e Pedro Machuca, morador de um povoado pobre. É possível debater questões como a desigualdade social, a polarização política chilena e o rompimento democrático que balançou o país em 1973. Disponível na Netflix.

 

5 - "Dunkirk"

Durante o início da Segunda Guerra Mundial o cerco alemão nas praias de Dunkirk mobiliza milhares de pessoas, britânicos e franceses precisam evacuar a região. O fato, ocorrido em 1940, nos ajuda a analisar os impactos que os conflitos bélicos são capazes de gerar em cidadãos comuns, remetendo ao verdadeiro sentido de “guerra mundial”, tema conceitual importante nos vestibulares. Disponível na HBO Max e Globoplay.

 

6 - "Adeus, Lênin"

Retrata a queda do Muro de Berlim, em 1989 e as mudanças empreendidas na Alemanha a partir deste fato. Um drama para uma comunista fervorosa, Christiane, que após ficar em coma não sabe o que aconteceu no país. O filho, Alexander, cria um cenário de normalidade pra evitar que um novo problema de saúde aconteça com sua mãe. Mostra aspectos da imersão capitalista no bloco socialista. Disponível no HBO Max, NOW e Oi Play.

 

7 - "Getúlio"

Aponta para os últimos dias do presidente Getúlio Vargas, mostrando a crise estrutural e as fortes críticas de oposicionistas que o presidente vinha recebendo. Tem o Atentado da Rua Tonelero como um pilar fundamental desta ótica. A produção ajuda o aluno a entender como se deu o contexto histórico do suicídio de Vargas. Disponível na Netflix.

 

8 - "O Jogo da Imitação"

A ação de Alan Turing e de sua equipe tornam-se fundamentais para o sucesso dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. O código Enigma é decifrado, o que garante primazia nas ações britânicas. O filme também consegue trabalhar questões morais e sociais, como o preconceito sofrido por Turing, homossexual. Disponível na Amazon Prime Vídeo.

 

9 - "1917"

Uma mensagem precisa atravessar campos de batalhas, durante a Primeira Guerra Mundial. Dois soldados britânicos são escolhidos para cumprir essa ação, que tem o tempo como um inimigo. O filme 1917 consegue retratar a guerra de trincheiras, momento fundamental da Primeira Guerra Mundial, uma ótica inovadora, tendo em vista que o conflito é pouco abordado em produções cinematográficas. Disponível no Telecine Play, Apple iTunes e Google Play Movies.

 

10 - "Mississipi em Chamas"

Agentes do FBI precisam investigar o desaparecimento de ativistas dos direitos civis, ocorrido em no estado do Mississipi, nos EUA. A obra retrata com bastante clareza a luta de diversos grupos contra o racismo estrutural na sociedade norte-americana e a ação de grupos de supremacia branca. Disponível na Amazon Prime Vídeo.

 

11 - "Hotel Ruanda"

Ruanda, na África, sofre com uma das guerras civis entre hutus e tutsis, uma das mais violentas do mundo. Um gerente de hotel ajuda a refugiar pessoas e a buscar uma saída humanitária pra crise. O filme debate a ação imperialista europeia, que após deixaram o continente africano não se preocuparam em mediar conflitos ou estabelecer critérios para levar assistência aos povos. Disponível na Amazon Prime Vídeo.

 

12 - "Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos"

O documentário faz um grande retrospecto do século XX, analisando esse período no plano econômico, cultural e político. Ele traz um panorama das evoluções tecnológicas e das transformações sociais. Mostra tudo o que mudou da virada do século XIX e fala do “breve século XX”, uma referência ao historiador famoso Eric Hobsbawm. Disponível no Youtube.

 

13 - "Indústria Americana"

É um documentário que fala sobre o cenário da indústria americana. Ele aborda questões relativas à desindustrialização, mas fala muito da presença chinesa dentro da economia norte-americana e da própria relação de trabalho entre trabalhadores chineses e trabalhadores americanos. O filme ajuda a entender como se dão as aproximações e conflitos entre essas duas formas de capitalismo e como ocorrem as respectivas relações de trabalho. Disponível na Netflix.

 

14 - Emicida: Amarelo - É Tudo Pra Ontem

O documentário aborda a questão do negro dentro da sociedade brasileira, resgatando desde a escravidão, o histórico do trabalho em São Paulo e a questão imigratória. Ele até aborda outros temas ligados à Geografia como gentrificação, fala sobre periferia e se aprofunda na questão da cultura do Hip Hop. A obra também traz um pouco da discussão sobre a era digital e a possibilidade de artistas independentes conseguirem um espaço a partir das plataformas de streaming. Disponível na na Netflix.

 

15 - "O Poço"

O filme retrata uma grande prisão e faz alusão à desigualdade de classes, à questão da falta de empatia com o outro. É uma alegoria muito simples e direta dos problemas do capitalismo e da democracia. Pode ser usado pelo aluno no momento da redação para falar sobre meritocracia.

 

16 - "Os 7 de Chicago" (2020)

É um filme que se passa no final dos anos 1960 e pega a década de 1970, período que ocorreram vários momentos históricos, como o assassinato de Martin Luther King Jr., a Guerra do Vietnã e a intensificação da luta pelos direitos civis. Mostra a questão da organização dos movimentos sociais, a participação de jovens nesse processo, dá para fazer uma relação com Black Lives Matter e temas como racismo e violência policial. Disponível na Netflix.

 

17 - "Sob a Pata do Boi"

É um documentário que traz a questão da pecuária no Brasil e o seu avanço sobre as áreas verdes. Ele conta como isso ocorreu ao longo do tempo, fazendo com que essa atividade se tornasse a bandeira econômica do país e até mesmo cultural na Amazônia. Nesse contexto, o filme discute também o papel dos grandes frigoríficos e das grandes fazendas no processo de desmatamento. É uma produção que se destaca por garantir um repertório diferenciado ao estudante, que pode ser relacionado à importância do desenvolvimento sustentável. Disponível na Amazon Prime Vídeo.

 

18 - "A hora mais escura"

O filme retrata o esforço das forças de segurança norte-americanas — e as violações aos direitos humanos por elas cometidas — na captura do terrorista Osama Bin Laden.

 

19 - "Mauá - O Imperador e o Rei"

O filme é sobre um dos principais industriais e barões do café da época do segundo reinado, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Na obra é possível entender a dinâmica da economia do período, bem como compreender por quais motivos o Brasil optou por uma via mais ligada à agricultura para o seu desenvolvimento econômico.

 

20 - "A lista de Schindler"

O filme, baseado em uma história real, retrata a relação de Oskar Schindler, empresário alemão, com o governo nazista e a respectiva exploração da mão-de-obra dos judeus trazidos dos campos de concentração para trabalhar nas fábricas alemãs durante a segunda guerra. Disponível no Telecine Play.

 

21 - "A menina que roubava livros"

O filme, baseado em um livro, conta a história de uma menina órfã adotada por um casal alemão e se vê obrigada a acolher um judeu, filho de um amigo do pai adotivo, em seu porão. Com a obra dá para compreender o antissemitismo na Alemanha. Disponível no Telecine Play.

 

22 - "Capitão América: O Primeiro Vingador

O filme retrata a história do clássico herói da Marvel que é convertido em um super soldado americano. A película aborda o contexto da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, mostrando a rivalidade entre soviéticos e norte-americanos. Disponível na Disney Plus.

 

23 - “A Ilha”

O filme fala sobre uma ilha na qual há clones que servem para fornecer "partes sobressalentes" para seus humanos originais. Nesta obra dá para discutir sobre técnica de clonagem reprodutiva e DNA recombinante. Ainda dá para entender sobre célula tronco e terapia gênica. Disponível no Youtube.

 

24 - "Muito além do Peso”

O documentário analisa a qualidade da alimentação infantil e os efeitos da publicidade de alimentos. Nele é abordado os variados tipos de nutrientes, suas funções e os seus benefícios para o organismo. Disponível no Youtube.

 

25 - "Super Size Me: A Dieta do Palhaço"

No documentário, o diretor passa um mês se alimentando de lanches da rede de fast food McDonald's e mostra os efeitos negativos de uma alimentação baseada neste tipo de comida.

 

Séries para assistir antes do Enem

 

26 - “Sob Pressão”

É uma série brasileira que mostra a perspectiva do médico dentro de um hospital público. Vale destacar que em uma das temporadas houve um recorte mostrando a questão da Covid-19, no início da pandemia, como os profissionais estavam lidando com isso, além de trazer inúmeras questões sociais encontradas na vida real. Com ótimas atuações, a série consegue retratar a realidade do Sistema Único de Saúde, com o dia a dia e as dificuldades do médico e da relação com os pacientes. Nos faz pensar no momento que estamos vivendo agora, com o convívio com a doença e as novas regras sociais que surgiram. Disponível no Globoplay.

 

27 - "Olhos que Condenam"

Jovens negros e de origem hispânica são acusados injustamente pelo estupro de uma mulher, no Central Park. A série debate questões raciais que norteiam a sociedade norte-americana – e a nossa – até os dias de hoje. Disponível na Netflix.

 

28 - "Como se Tornar um Tirano"

A série documental não aborda de forma aprofundada as ditaduras e os regimes fascistas tão presentes ao longo do século XX, mas tem uma narrativa diferente, mais contemporânea, trazendo elementos de humor. Essa produção fala de todas as etapas e o que há de comum no processo de construção regimes ditatoriais, como o do Hitler, Saddam Hussein, Muammar Al-Gaddafi, e o que eles têm em comum. É um tema relevante para entender como esses regimes ditatoriais se construíram e verificar em outros regimes o quanto cenários semelhantes se reproduzem no mundo atual. Disponível na Netflix.

 

29 - "Cara gente branca"

Série que retrata os impactos do racismo estrutural na vida da jovem Sam em uma universidade de elite dia EUA. Com a obra é possível entender as discussões raciais na sociedade norte-americana. Disponível na Netflix.

 

30 - "GirlBoss"

A série é baseada na história de Sophia Amoruso, uma jovem que começou a vida vendendo roupas antigas no eBay e hoje tem uma marca multimilionária baseada em Los Angeles. A obra fala sobre empreendedorismo e pode fazer uma ligação com tempos de escassez e a necessidade de empreender para sobreviver. Disponível na Netflix.

 

31 - "Sex Education"

A séria mostra os conflitos, dúvidas e dramas de alunos do ensino médio. Ela mostra o cotidiano da escola e as questões que envolvem o despertar sexual de adolescentes e jovens. A obra retrata também situações de bullying e assédio. Disponível na Netflix.

 

32 - "Maid"

A série retrata a história da personagem Alex, que sofre violência doméstica e passa a trabalhar como faxineira para sustentar a filha. A obra aborda também a necessidade de apoio familiar e de amigos para sair de relacionamentos abusivos. Disponível na Netflix.

 

33 - "Chernobyl"

A série mostra a história da explosão na usina nuclear da Ucrânia, que matou várias pessoas e provocou problemas até nas gerações futuras. Os autores buscam explicar as causas do acidente. Disponível na HBO Max.

 

34 - "Round 6"

A série conta a história de várias pessoas endividadas que são convidadas para participar de um jogo com prêmio milionário. Mostra a questão da desigualdade social e a luta por sobrevivência. Disponível na Netflix.

 

35 - "Guerras do Brasil"

Série de documentário que retrata os momentos chave da história brasileira, passando pela questão indígena, pelo quilombo dos Palmares, pela Guerra do Paraguai e chegando até a Revolução de 1930. Disponível na Netflix.

Evelin Azevedo, O Globo


Adquira o seu livro na amazon.com.br. Para saber mais, clique aqui. 



Para saber mais, clique aqui

 


- - - - -


Para saber mais, clique aqui





Acesse a literatura de Antônio Carlos aqui




Para saber mais, clique aqui




Para saber mais, clique aqui





 

A Coleção Mundo Contemporâneo: os livros infantis para pirralhos, adultos e idosos que preservam uma criança dentro de si.

A Coleção Mundo Contemporâneo contém 10 livros infantis. Cada um dos volumes aborda uma questão estratégica para o avanço da civilização.

O objetivo é oferecer às crianças e à juventude uma panorâmica sobre questões candentes da contemporaneidade, desafios que exigem atitude e posicionamento por parte dos que, amanhã, serão responsáveis por conduzir a humanidade e o planeta em direção à sustentabilidade. 


Veja aqui as obras da Coleção:

1 - O sapinho Krock na luta contra a pandemia

2 - A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal 

3 - A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

4 - A hárpia confronta o racismo

5 - O boto exige democracia e cidadania

6 - O jacaré debate educação e oportunidades

7 - O puma explica trabalho e renda

8 - A anta luta contra o aquecimento global

9 - O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

10 - O bicho preguiça e a migração


Clicando aqui, você acessa a coleção em inglês. 

 

Coleção

No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção Mundo Contemporâneo” e acesse os 10 livros da coleção.

 

autor

No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor.




- - - - - 


A coleção da bruxinha serelepe: 

 




1.    Planejar       

2.    Organizar    

3.    Estudar        

4.    Exercitar      

5.    Leitura         

6.    Cultura        

7.    Meditar        

8.    Interagir       

9.    Fazer amigos

10. Respeito e motivação

 

A Coleção

No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite " A Bruxinha de Mil Caras ensina a viver melhor” e acesse os 10 livros da coleção.


O autor

No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. 


- - - - - - - - - 


Veja os vinte livros da Coleção Ciência e espiritualidade para crianças:


Livro 1 - Panda Zen e a menina azeda

Livro 2 - Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3 - Panda Zen e as mudanças

Livro 4 - Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5 - Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6 - Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7 - Panda Zen e o teste das três peneiras

Livro 8 - Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9 - Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10 - Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11 - Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12 - Panda Zen entre a reflexão e a ação 

Livro 13 - Panda Zen e o mais importante

Livro 14 - Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15 - Panda Zen e a indecisão

Livro 16 - Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17 - Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18 - Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19 - Panda Zen e o trabalho

Livro 20 - Panda Zen e a falsa realidade