segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O livro "O galo e a raposa"



O livro

Faminta e ávida por matar a fome, a Raposa - se passando por amiga do Galo – tenta, por todos os meios, convencer o Carijó a descer da árvore para, assim, sacrificá-lo e saciar a fome.

Inspirando na inventiva fábula de Esopo, o autor estrutura a comédia infanto-juvenil para contextualizar a realidade atual, abordando assuntos que vão da confiança à traição, da amizade à falsidade, da verdade que edifica à mentira que aprisiona.

Humor, irreverência e graça são as marcas registradas da obra literária, o que pode ser verificado no trecho a seguir:

“Ô Galo Carijó, vamos atualizar. Moderno, hoje, é deixar a chave do cofre na mão do gatuno. Não existe nada mais progressista, hoje, que deixar que a Raposa cuide do galinheiro. Mude seus valores, Galo, quebre seus paradigmas, adentre a modernidade. Avante. Dispa-se do conservadorismo liberal e junte-se a nós, os únicos justos, os únicos íntegros, os únicos honestos. Integre-se às forças vivas da nação. Seja um progressista, Carijó.”


A Coleção Infantil 

São 10 peças teatrais completas, direcionadas ao público infanto-juvenil:

• Livro 1 – A onça e a capivara ou Não é melhor saber dividir?
• Livro 2 – Eu compro, tu compras, ele compra
• Livro 3 – A cigarra e as formiguinhas
• Livro 4 – A lebre e a tartaruga
• Livro 5 – O galo e a raposa 
• Livro 6 – Todas as cores são legais
• Livro 7 – Verde que te quero verde
• Livro 8 – Como é bom ser diferente
• Livro 9 – O bruxo Esculfield do Castelo de Chamberleim
• Livro 10 – Quem vai querer a nova escola.

O teatro e a dramaturgia - ao contrário das demais ramificações da literatura – transcendem o mero prazer, regalo e deleite da leitura bem como os aspectos educativos e pedagógicos intrínsecos às letras.

É isto que o leitor perceberá tão logo adentre as páginas dos livros que compõem a Coleção Infantil.

A leitura dos livros e a reflexão sobre os seus conteúdos poderão remeter o leitor a um universo só possibilitado pelo teatro.

Não por acaso, esta arte milenar tem sido cultuada por todos os povos, do ocidente e do oriente, desde muitos séculos antes de Cristo. De tão importante, os antigos egípcios e gregos chegaram a vincular o teatro aos rituais destinados a homenagear suas divindades e entes sagrados.

A dramaturgia e o teatro continuam mantendo as características que os tornaram imprescindíveis na antiguidade clássica: o auxilio para vencer a timidez e desenvolver a autoestima; o aprimoramento da oratória e da dicção; a aprendizagem quanto à impostação de voz, a postura, a presença cênica; os predicados da argumentação lógica e da reflexão crítica; insumos que, sem dúvidas, qualificam a participação, o que – convenhamos – não é pouca coisa num ambiente social obliterado pela mediocridade.

Preferencialmente destinada às crianças e à juventude, os livros atendem a todas as faixas etárias, dos pequenos que ainda engatinham na pré-escola e no ensino fundamental, aos jovens de ideias e propósitos que já romperam a terceira idade.