quarta-feira, 8 de junho de 2022

Teatro de bonecos, o teatro mais antigo da humanidade




O teatro de bonecos é uma manifestação cultural que remonta aos primórdios da humanidade. Neste livro - um verdadeiro manual sobre a prática teatral - o leitor poderá sorver, a um só tempo, da teoria e de exercícios que, levados a efeito, facilitam sobremaneira a aprendizagem.  


1.385 exercícios teatrais: O Teatro de Bonecos Mané Beiçudo


Adquira o seu volume clicando aqui.

Os conteúdos abordados na obra “O Teatro de Bonecos Mané Beiçudo - 1.385 exercícios e laboratórios de teatro”:

Capítulo I 

As referências teóricas 1. O que é teatro? 2. O que é teatro de bonecos? 3. O que é Teatro de Bonecos Mané Beiçudo - TBMB? 4. Tipologia a. Marionete b. Fantoche c. Ventríloquo d. De sombras e. Negro. 5. Para fazer teatro de bonecos, o que é necessário? 6. O que é possível representar no teatro de bonecos? 7. História do teatro de bonecos 8. O teatro de bonecos no Brasil 9. A música no teatro de bonecos 10. A irreverência do Mane Beiçudo 

Capítulo II

O Teatro de Bonecos Mane Beiçudo 1. A fábrica de teatro popular 2. O plano político-estratégico a. A radicalização da participação e a intervenção social b. A estética do imaginário popular – o patrimônio imaterial c. Os momentos da produção: i. A Fábrica Ex-Ante O espaço-objeto O perfil dos integrantes do Núcleo Gestor – NG Mobilização dos integrantes do NG A oficina Teatro de Bonecos Mane Beiçudo Definição da questão central a ser problematizada ii. A Fábrica Ex-Cursus iii. A Fábrica Ex-Post d. A tecnologia de fabricação de bonecos i. O Teatro Mamulengo ii. O boneco de isopor iii. O boneco de jornal iv. O boneco de papier-mâché v. O boneco de cabaça vi. O boneco de bucha vii. O boneco de sucata e. Faça a sua tinta f. A tecnologia da criação e elaboração da dramaturgia i. Princípios da metodologia Quasar ii. Algumas passagens e cenas de referência 3. A estrutura cênica do Teatro de Bonecos Mane Beiçudo a. A empanada b. Os integrantes do teatro de luvas c. O teatro de rua 

Capítulo III 

A manipulação: o movimento, a voz, a vida 1. Aquecimento físico, alongamento e relaxamento 2. Exercícios para os dedos, as mãos e os braços 3. A respiração 4. A voz a. Cuidados b. Os alarmes c. Fatores inibidores d. O aquecimento e. Exercícios para educar a voz f. A dicção g. Exercícios de dicção 5. Exercícios para adquirir a habilidade da improvisação 6. Como caracterizar o boneco: a identidade, a voz a. A caracterização b. A voz.
Exercícios, jogos e laboratórios
Quadro-sinopse – algumas das principais categorias e características do teatro popular Mane Beiçudo

Anexo 

A fonte da eterna juventude: Cultura popular & Educação, A Commedia dell’Arte, Antonin Artaud, Bertolt Brecht, Stanislavski, Meyerhold, Grotowski
Entrevista com o autor
Referência bibliográficas




Para saber mais, clique aqui


Para saber mais, clique aqui.


Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui


Coleção Educação e Folclore com 10 livros, saiba aqui


Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui



Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais


Para saber mais, clique aqui


Para saber mais, clique aqui. 




Para saber mais, clique aqui.


Para saber mais, clique aqui.