terça-feira, 26 de abril de 2016

Espetáculo representa a 'Ignorância' humana de diversas maneiras




Atores constroem situações ligadas por um jogo com cadeiras de madeira


Cenas criam reações contrastantes frente à ignorância humana e a obsessão pelo progresso civilizatório (Foto: Divulgação)Cenas criam reações contrastantes frente à ignorância humana e a obsessão pelo progresso civilizatório (Foto: Divulgação)
No espetáculo 'Ignorância', que estreia nesta sexta (22), na Funarte, os mineiros do Quatroloscinco retomam a criação autoral como motor do trabalho. Na quinta montagem do grupo, dois atores constroem diversas situações ligadas por um jogo com 30 cadeiras de madeira espalhadas pelo palco.
Na trama, as cenas, ora ironicamente cômicas, ora dramáticas, criam reações contrastantes frente à ignorância humana e a obsessão pelo progresso civilizatório. A dramaturgia traz a ignorância representada de várias maneiras.
– O discurso de 'Ignorância' se propõe político, porém poroso, vacilante, na fuga dos discursos prontos e das verdades proclamadas pelo senso comum, abordando o estado da ignorância em diversas cores e espectros. No texto, propõe-se um diálogo com o mundo de hoje, permeado por interlocuções sociais, políticas e artísticas que, por certo, denunciam o quanto nossa humanidade está escapando de nossas mãos, enquanto assistimos impassíveis – explica o dramaturgo e diretor Marcos Coletta.
Processo de criação de 'Ignorância' começou em maio de 2015 (Foto: Divulgação)Processo de criação de 'Ignorância' começou em
maio de 2015 (Foto: Divulgação)
O processo de criação de 'Ignorância' começou em maio de 2015, a partir do desejo do coletivo de se fazer um espetáculo com menos atores em cena e em menos tempo. As primeiras ideias surgiram sobre os conceitos de fronteira e limite, quando começou a se agravar a crise de refugiados na Europa. Foi então que se chegou à palavra-chave ignorância, que passou, então, a guiar o trabalho.
– O teatro de grupo ganhou um novo fôlego, com o surgimento e fortalecimento de importantes coletivos, a colaboração entre artistas de diferentes grupos e áreas se tornou ainda mais importante, em um contexto em que a independência é tantas vezes mais que uma opção, e a criação autoral, especialmente no que diz respeito à dramaturgia, viveu uma verdadeira revolução – diz Coletta.

Ignorância

SINOPSE:

Dois atores constroem diversas situações, ligadas por um jogo com trinta cadeiras de madeira espalhadas pelo palco. As cenas, ora ironicamente cômicas, ora dramáticas, criam reações contrastantes frente à ignorância humana e a obsessão pelo progresso civilizatório.
+14 anos
___________________


Para saber mais, clique na capa do livro


AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: