sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Teatro Mané Beiçudo e o princípio: a Fábrica Ex-Ante



O Mané Beiçudo é estruturado em uma linha de produção artística em que o primeiro momento, a Fábrica Ex-Ante significa o estágio inicial, a etapa em que as bases serão construídas.

Naturalmente, a solidez do alicerce é que determina a durabilidade e sustentabilidade de qualquer processo construtivo. Aqui não é diferente. Nesta etapa, os pilares serão fincados num terreno previamente preparado.

Definido o local onde se desencadeará o processo, o grupo identifica e define as fases a serem observadas:


o espaço-objeto.

Espaço-objeto é o lugar, o espaço geográfico que receberá a intervenção do Teatro Mané Beiçudo. Não se confunde com o palco, o teatro, a sala de aula, o hall da instituição onde ocorrerá a apresentação do espetáculo. O Espaço-objeto pode ser um quarteirão, um bairro, uma zona da cidade. Pode ser o raio de influência e ação de uma fábrica. Pode ser todo um município. É o universo onde se desenvolverá o jogo teatral.



Nesta primeira fase o Grupo de Teatro ou o agente cultural deverá delimitar a região geográfica que será alvo da intervenção cultural.

Geralmente um grande problema ou um grande conflito social é que determinará a escolha do espaço-objeto. Uma grande experiência do Mané Beiçudo ocorreu em Goiânia, quando do acidente radioativo com o Césio 157. Este grande problema de dimensões planetárias motivou a escolha da Grande Goiânia como um espaço-objeto.

O cumprimento de uma liminar de reintegração de posse, em Brasília, com violência policial, mortes e desaparecidos, também levou o Grupo de Teatro a tomar todo o Distrito Federal como espaço-objeto.

Mas ocorrem situações em que o espaço-objeto quase que se confunde com o local da apresentação. Em Mato Grosso do Sul, um grupo local utilizou a tecnologia do TBMB e delimitou como espaço-objeto uma escola. O projeto discutiu o processo de escolha da nova direção da unidade de ensino.

Destarte, dependendo do ponto que pretendemos focar e evidenciar, nosso espaço-objeto pode sofrer variações em suas delimitações.

Definido o espaço-objeto em função do problema que iremos abordar, adentramos a fase seguinte que consiste em montar uma equipe de voluntários que more, trabalhe ou estude em um lugar localizado no interior do quadrilátero geográfico estabelecido.

Esta equipe se constituirá no Núcleo Gestor do Projeto - NG.

O Núcleo Gestor compõe-se de atores, artistas que atuam na localidade, e voluntários interessados em participar e contribuir, sendo – preferencialmente - coordenado pelo Diretor Artístico do espetáculo teatral. É o órgão executivo, aquele responsável por planejar e executar as ações necessárias para o pleno êxito do processo. Será a instância com a responsabilidade de apreender e disponibilizar a metodologia TBMB, bem como prover as condições para a sustentabilidade do processo. É este Núcleo que garantirá as condições de infra-estrutura, de suporte logístico e operacional para que o Projeto tenha perenidade.

Ou seja, exaurida a primeira questão com a solução plenamente viabilizada, uma outra questão é identificada dando origem à 2ª Edição do Projeto; depois a 3ª e assim sucessivamente. É o princípio do “Espetáculo permanente”.

Antônio Carlos dos Santos - criador da metodologia Quasar K+ de Planejamento Estratégico.


Para saber mais, clique aqui.