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O Mané Beiçudo é estruturado em uma linha de produção artística em que o primeiro momento, a Fábrica Ex-Ante significa o estágio inicial, a etapa em que as bases serão construídas.
Naturalmente, a solidez do alicerce é que determina a durabilidade e sustentabilidade de qualquer processo construtivo. Aqui não é diferente. Nesta etapa, os pilares serão fincados num terreno previamente preparado.
Definido o local onde se desencadeará o processo, o grupo identifica e define as fases a serem observadas:
o espaço-objeto.
Espaço-objeto é o lugar, o espaço geográfico que receberá a intervenção do Teatro Mané Beiçudo. Não se confunde com o palco, o teatro, a sala de aula, o hall da instituição onde ocorrerá a apresentação do espetáculo. O Espaço-objeto pode ser um quarteirão, um bairro, uma zona da cidade. Pode ser o raio de influência e ação de uma fábrica. Pode ser todo um município. É o universo onde se desenvolverá o jogo teatral.
Nesta primeira fase o Grupo de Teatro ou o agente cultural deverá delimitar a região geográfica que será alvo da intervenção cultural.
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O cumprimento de uma liminar de reintegração de posse, em Brasília, com violência policial, mortes e desaparecidos, também levou o Grupo de Teatro a tomar todo o Distrito Federal como espaço-objeto.
Mas ocorrem situações em que o espaço-objeto quase que se confunde com o local da apresentação. Em Mato Grosso do Sul, um grupo local utilizou a tecnologia do TBMB e delimitou como espaço-objeto uma escola. O projeto discutiu o processo de escolha da nova direção da unidade de ensino.
Destarte, dependendo do ponto que pretendemos focar e evidenciar, nosso espaço-objeto pode sofrer variações em suas delimitações.
Definido o espaço-objeto em função do problema que iremos abordar, adentramos a fase seguinte que consiste em montar uma equipe de voluntários que more, trabalhe ou estude em um lugar localizado no interior do quadrilátero geográfico estabelecido.
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O Núcleo Gestor compõe-se de atores, artistas que atuam na localidade, e voluntários interessados em participar e contribuir, sendo – preferencialmente - coordenado pelo Diretor Artístico do espetáculo teatral. É o órgão executivo, aquele responsável por planejar e executar as ações necessárias para o pleno êxito do processo. Será a instância com a responsabilidade de apreender e disponibilizar a metodologia TBMB, bem como prover as condições para a sustentabilidade do processo. É este Núcleo que garantirá as condições de infra-estrutura, de suporte logístico e operacional para que o Projeto tenha perenidade.
Ou seja, exaurida a primeira questão com a solução plenamente viabilizada, uma outra questão é identificada dando origem à 2ª Edição do Projeto; depois a 3ª e assim sucessivamente. É o princípio do “Espetáculo permanente”.
Antônio Carlos dos Santos - criador da metodologia Quasar K+ de Planejamento Estratégico.
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