sábado, 26 de outubro de 2019

O Teatro Mané Beiçudo e o caminho: a Fábrica Ex-Cursus


A Fábrica Ex-Cursus

Vejamos um caso em que a opção do Grupo de Teatro foi por encerrar todo o processo Mane Beiçudo num espetáculo tradicional.

Se o espetáculo teatral está marcado para iniciar às 20:00h, exatamente nesta hora a platéia é conduzida ao saguão principal do teatro. No saguão está preparada uma exposição com fotos, cartazes, gráficos, gravuras, pinturas, esculturas, objetos que tenham relação com o assunto focado na peça. A exposição funciona como um aquecimento para que a platéia mergulhe de fato no contexto real-teatral.

Só após vinte minutos, a platéia é conduzida às cadeiras para que a peça teatral se inicie.

Quando o espetáculo teatral ocorrer em um local que não seja o teatro convencional, como em uma escola, fábrica ou instituição pública, a exposição será montada em alguma sala ao lado ou no hall frontal à porta que dá acesso ao local da apresentação.

No teatro convencional – seja ele de bonecos ou não – a platéia exerce uma ação submissa, minúscula, acessória. Sua manifestação se limita a sorrir ou chorar e a aplaudir ou vaiar quando cai o pano, dando fim à apresentação. Então as luzes se apagam, o teatro cerra suas portas, os atores se dispersam e as pessoas retornam ao conforto de seus lares. E tudo se acaba.

Antonin Artaud

No TBMB é bastante diferente. Em sua concepção a platéia participa o tempo todo, e da forma mais intensa. Ocorre uma interação avassaladora entre os atores e a comunidade.

Apesar do espetáculo teatral continuar existindo entre quatro paredes, a ação dramática rompe este espaço físico e nosso universo, nossa sala de espetáculos se estende por todo o espaço-objeto, por todo o espaço geográfico envolto pelo quadrilátero previamente definido. A platéia do TBMB também rompe os limites da apresentação teatral e passa a se constituir em toda a comunidade. Porque mesmo as pessoas que não assistiram a apresentação propriamente dita, participaram de forma efetiva dos demais momentos da produção teatral, os momentos da Fábrica Ex-Ante e Ex-Post.

Mesmo o momento da apresentação teatral é diferente.

Como uma característica estruturante do Mané beiçudo é a improvisação, os atores estarão estimulando a platéia a participar o tempo todo, do início ao final da apresentação. Não se trata apenas de se emocionar com a trama, de aplaudir ou vaiar. Trata-se de intervir na trama, de completar frases deixadas pelos atores, de exigir a saída de cena de uma personagem, de mudar o destino de outra, de corroborar ou alterar o final proposto pelo enredo. No TBMB o espetáculo é aberto. É evidente que para que isso ocorra os atores dispõe de técnicas para quebrar o gelo, para desobstruir os canais, para quebrar a inibição e a inércia. Estarão perguntando, instigando, provocando, relatando fatos do conhecimento de todos num novo formado e versão, e principalmente “rasgando a chita”, abrindo o jogo, conclamando a platéia a participar, protestando – às vezes – se irritando, denunciando que tudo está muito apático e frio, sem energia, “parecendo que ninguém come feijão há pelo menos uma semana”. A participação da platéia é que dá vida, curso e substância ao TBMB.

Portanto, a interação dos atores com a platéia e a comunidade é a mais intensa possível.

Tão logo termina a performance dos atores, eles deixam a empanada, sentam-se defronte à platéia e propõem o início de um debate, quando discutirão a trama teatral à luz da realidade concreta. Um integrante do grupo faz as vezes do secretário que anota os pontos mais relevantes, destacando:

· as manifestações objetivando promover melhorias plásticas e de conteúdo na peça teatral;
· as manifestações objetivando promover intervenções na realidade com vistas a transforma-la.

As sugestões, anotadas e sistematizadas, transformam-se num singelo relatório consolidado. Será um dos insumos do instante subseqüente da linha de produção, a Fábrica Ex-Post.

Antônio Carlos dos Santos, criador da metodologia Quasar K+ de Planejamento Estratégico e da tecnologia de produção de teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.




Para saber mais, clique aqui.