terça-feira, 29 de outubro de 2019

O Teatro de Sombras e o Teatro Popular de Bonecos Mané Beiçudo




Dentre os diversos formatos e tipos de teatro de bonecos temos o teatro de sombras.

O teatro de sombras utiliza bonecos confeccionados com pedaços de papelão, couro ou algum outro material consistente, capaz de conformar uma figura plana.

Apesar do títere no formato de modelo plano constituir maioria, com certa freqüência os grupos que praticam este tipo de teatro utilizam figuras tridimensionais.

A forma mais comum de manipulação é a que utiliza varetas fixadas em cada membro do boneco. Uma fonte de luz irradiada do fundo projeta as sombras dos bonecos protagonistas das tramas que seduzem e encantam a platéia.


Muito comum, sobretudo na Ásia, as origens deste tipo de teatro também remontam à Grécia antiga.

No teatro de sombras chinês, ocorre a utilização de uma tecnologia diferente para a geração dos movimentos, baseada em cordões dispostos na parte posterior dos bonecos.

Esta tecnologia dificilmente é apropriada pelo teatro de bonecos Mané Beiçudo, que prioriza o formato mais ágil e dinâmico possibilitado pelo boneco de luva.

No Mané Beiçudo é necessário agilidade para que o espetáculo possa se deslocar com rapidez. No teatro de rua, por exemplo, modalidade utilizada pelo Mané Beiçudo, diversos pequenos espetáculos são apresentados ao longo da marcha carnavalesca.


Neste contexto, utilizar o teatro de sombras seria impraticável. Daí o formato de bonecos de luva e vara serem os mais apropriados.


... e vamo que vamo qui o espetáculo num pode pará, ah podi pará não sinhô... (fala de Mané Beiçudo enquanto o espetáculo se desloca na marcha carnavalesca)


Antônio Carlos dos Santos - criador da metodologia de Planejamento Estratégico Quasar K+ e da tecnologia de produção de Teatro Popular de Bonecos Mané Beiçudo.



Para saber mais, clique aqui.