sábado, 7 de maio de 2016

“Agreste Malvarosa” fará 10 apresentações com ingressos grátis

“Agreste Malvarosa” fará 10 apresentações com ingressos grátis

Peça do premiado autor Newton Moreno “Agreste Malvarosa” fará 10 apresentações com ingressos grátis, de 3 a 29 de maio, em teatros da Zona Norte, Zona Oeste e Jacarepaguá.

“Agreste Malvarosa” é um vigoroso manifesto poético. Uma fábula sobre a ignorância, o preconceito e o amor incondicional. Um ensaio sobre o corpo, a palavra e os sentimentos humanos.
A peça começa com um flerte junto a cerca, no qual um casal de lavradores descobre o amor. Ela do lado de cá, ele do lado de lá da cerca. Apesar de perceberem que há “algo no amor deles que não deveria acontecer”, um dia, o casal de lavradores foge, rompe a cerca para viverem juntos num casebre sertão adentro. Pressentem que algo de perigoso paira sobre eles. Depois de 22 anos de casados, a esposa compreende o porquê, ao perder subitamente o marido. Durante o velório, as velhinhas carpideiras, ao prepararem o morto, descobrem que o “marido” é uma mulher. Após esta reviravolta, sucedem-se levantes de repulsa e homofobia. Machucada pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, a esposa acaba sendo vítima do horror e da intolerância do povo. Essa poderia ser mais uma história de amor, não obstante a crueldade despertada pela descoberta reveladora.
– É uma história que acontece numa cidade do interior, são um homem e uma mulher que descobrem e vivem o amor incondicional. Simples assim. Só que eles se apavoram porque desde o princípio sentem que um perigo paira pelo ar. E tem todo aquele jogo de aproximação: o jeito de chegar é manso, tímido, as coisas demoram para acontecer, tudo leva tempo – comenta Newton Moreno.
Em cena, as atrizes Millene Ramalho e Rosana Barros narram e representam as 7 personagens desta história, montando e desmontando a cena com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem, personagem-narrador. O trabalho das duas atrizes é o elemento que cria a ação, o centro vivo da cena, uma realidade móvel, plástica e tridimensional, explorando a totalidade de suas possibilidades expressivas. Recebem o público, criam a ambiência do espetáculo, introduzem o sertão assim como fazem os repentistas. Essa aproximação com o público tem a intenção de recriar a atmosfera da “contação” de história, reavivando memórias arcaicas, quando grupos se reuniam ao redor da fogueira ou embaixo de uma árvore para ouvir “causos”. A música, tocada ao vivo por Beto Lemos, que compôs a trilha, tende a ser um elemento revelador da cultura local com o propósito de livrar o espectador das tensões subterrâneas das cidades, proporcionando ainda a ideia de um lugar de sonho e conferindo ao corpo uma nova possibilidade de viver, livre dos códigos sociais.
Newton Moreno, premiado autor de “As Centenárias”, construiu o texto da peça “Agreste Malvarosa” partindo de sua pesquisa sobre orientação sexual com mulheres camponesas/lavradoras no interior de Pernambuco. Mulheres que desconheciam seu corpo, sua sexualidade e o silogismo tortuoso de sua feminilidade. O texto nasce numa encruzilhada que confronta o imaginário nordestino e o discurso limítrofe das sexualidades contemporâneas. Recorre a um dos elementos do imaginário sertanejo – a figura da mulher que se finge/traveste de homem. Aborda a reflexão sobre até onde essas mulheres tinham consciência de seus corpos, de suas cascas e de sua transgressão. Até onde pode chegar o grau de desinformação do povo no interior deste país. “Agreste Malvarosa” justapõe uma pesquisa de temáticas contemporâneas à supressão do outro (homofobia) e a redefinição de papéis e identidades sexuais ao abandono do povo nordestino e ao discurso contemporâneo da frágil linha limítrofe da sexualidade.
Com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento “Viva a Arte!” 2015, o espetáculo “Agreste Malvorosa”, texto de Newton Moreno, com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, interpretação das atrizes Millene Ramalho e Rosana Barros e do músico Beto Lemos, será apresentado de 3 a 29 de maio, com ingressos gratuitos, em circulação pelas Lonas Culturais Municipais e Arenas Cariocas da Zona Norte, Zona Oeste e Jacarepaguá, com ingressos grátis. Todas as apresentações terão intérprete de libras e após cada sessão haverá bate-papo entre elenco e público. Classificação 12 anos.
Roteiro completo das apresentações: www.facebook.com/agrestemalvarosa
Ficha técnica
Texto: Newton Moreno
Direção: Ana Teixeira e Stephane Brodt
Elenco: Millene Ramalho e Rosana Barros
Música original: Beto Lemos
Interpretação ao vivo de Beto Lemos, em alternância com Roberto Kauffmann
Cenografia e figurino: Stephane Brodt
Iluminação: Renato Machado
Assessoria de imprensa: Ana Andréa e Ney Motta | contemporânea comunicação
Produção: Erick Ferraz
Idealização: Millene Ramalho
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento “Viva a Arte!” 2015
Serviço
10 de maio, terça-feira, às 19h – Lona Cultural Municipal Sandra de Sá – Rua 12, quadra 219, Guandu 1, Santa Cruz (tel. 21 3395-1630)
11 de maio, quarta-feira, às 19h – Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim – Praça do Barro Vermelho s/nº, Jacarepaguá (tel. 21 3173-5460)
12 de maio, quinta-feira, às 15h – Lona Cultural Municipal Terra – Rua Marco de Macedo s/nº, Guadalupe (tel. 21 3018-4203)
14 de maio, sábado, às 20h – Arena Carioca Fernando Torres – Parque Madureira, Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira (tel. 21 3495-3093)
17 de maio, terça-feira, às 19:30h – Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio s/nº, Pavuna (tel. 21 2886-3889)
18 de maio, quarta-feira, às 15h – Lona Cultural Municipal Gilberto Gil – Avenida Marechal Fontenelle, 5000, Realengo (tels. 21 3462-0774 e 3333-2889)
29 de maio, domingo, às 17h – Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró – Parque Ary Barroso, Rua Flora Lôbo s/nº, Penha Circular (tel. 3486-7643)
___________
Clique na capa do livro para saber mais.



Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

___________


Para saber mais, clique na capa do livro

________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: