sexta-feira, 13 de maio de 2016

'Tem sido um belo casamento', diz Ana Beatriz Nogueira sobre monólogo

'Tudo Que Eu Queria Te Dizer' reúne cartas de um livro de Martha Medeiros


Ana Beatriz dá vida a cinco mulheres que habitam universos completamente diferentes (Foto: Divulgação/Ana Carolina Fernandes)Atriz dá vida a cinco mulheres que habitam universos diferentes (Foto: Divulgação/Ana Carolina Fernandes)
Depois de quase seis anos desde a estreia, 'Tudo Que Eu Queria Te Dizer' faz sua primeira temporada em São Paulo. Primeiro espetáculo solo de Ana Beatriz Nogueira, a peça reúne algumas das cartas que compõem o livro homônimo da escritora gaúcha Martha Medeiros. O espetáculo está em cartaz no Teatro Renaissance.
– Eu nunca interpretei cartas. É uma licença poética, uma combinação com o público. E eles aceitam esse desafio. É um exercício: não tem figurino, nem cenário. O público que imagina como é cada uma delas. As personagens entram sem que eu saia de cena – conta Ana Beatriz.
Através de cinco cartas escolhidas no livro, Ana Beatriz dá vida a cinco mulheres que habitam universos completamente diferentes, tendo em comum somente a necessidade de expor seus sentimentos e serem ouvidas.
– São momentos decisivos na vida delas. Todas estão de alguma forma indignadas. Todas têm seu motivo, sua história. E elas precisam dizer tudo o que não foi dito. Por isso, a peça tem esse nome – explica a atriz.
Personagens têm em comum a necessidade de expor seus sentimentos (Foto: Divulgação/Ana Carolina Fernandes)Mulheres precisam expor os seus sentimentos
(Foto: Divulgação/Ana Carolina Fernandes)
Ana Beatriz começa a peça dirigindo-se ao público, numa breve introdução, como se fosse o prefácio de um livro. Depois de ler uma carta que recebeu de Martha Medeiros por ocasião da estreia, a atriz passa a dar vida às cinco mulheres e suas histórias.
– Muita gente ou já leu o livro e fica encantado de ver montado, ou vão comprar o livro depois de assistir à peça. Tem sido um belo casamento – diz.

Na peça, Renata escreve ao marido depois de perceber que não é feliz no casamento, e resolve dar uma virada na sua vida. Andressa resolve mandar uma carta para a esposa de seu ex-amor, contando em detalhes sobre o romance que tiveram. Clô, uma senhora bem humorada, escreve para o marido que já morreu, contando como é envelhecer sozinha. Dirce escreve uma carta para seu analista desabafando sobre seus sentimentos menos nobres e mais politicamente incorretos. E Clarissa, terapeuta, informa por carta a um casal de pacientes que não pode prosseguir com a terapia, pois está apaixonada pela primeira vez por uma mulher - a paciente em questão.
– É como se fosse tudo novo de novo. Eu já tenho um novo olhar sobre as personagens, outras eu compreendo melhor, até por conta da idade, ou eu me identifico mais – conclui Ana Beatriz.

Da Globo teatro

_________

Clique na capa do livro para saber mais.



Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

___________


Para saber mais, clique na capa do livro

________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: