terça-feira, 16 de agosto de 2016

Presidente de subseção da OAB é morto a tiros no centro de Buritis, RO

Para saber mais sobre o livro "Quando o homem engole a lua" clique na sua capa


____________________________

Presidente de subseção da OAB é morto a tiros no centro de Buritis, RO

Alceu Scoparo estava dentro de veículo quando suspeitos se aproximaram.
Advogado chegou a atuar em casos de conflitos agrários na região, diz polícia.


Vítima foi atingida no centro de Buritis (Foto: Fernando Moreira/Buritis News/Reprodução)

Um advogado foi assassinado com disparos de arma de fogo na manhã deste sábado (13), na Avenida Ayrton Senna, Setor 7, região central de Buritis, no Vale do Jamari de Rondônia. A vítima, Alceu Scoparo Filho, era o atual presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima estava em um automóvel quando foi atingida. No veículo, havia outra pessoa que não se feriu. A princípio, o homicídio é tratado como uma execução, segundo a Polícia Civil.

De acordo com o delegado Lucas Torres, o crime ocorreu por volta das 10h, quando o advogado transitava pelo centro da cidade no próprio veículo.

Vítima estava em um automóvel quando foi atingida
(Foto: OAB/RO/Divulgação)

"Dois homens em uma motocicleta se aproximaram e pararam ao lado do veículo, o passageiro sacou uma pistola calibre 380 e efetuou cerca de oito disparos contra ele [Alceu Scopraro]. A vítima ainda tentou sair do veículo pela porta do passageiro, mas os disparos atingiram a cabeça e ele morreu no local", disse o delegado.

Após efetuar os disparos, os suspeitos fugiram do local e não foram localizados. A polícia isolou o local do crime até a chegada da Perícia Técnica da Polícia Civil de Ariquemes (RO). Após os trabalhos que irão auxiliar nas investigações, o corpo da vítima foi encaminhado até o Instituto Médico Legal (IML) de Ariquemes.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Buritis, onde o homicídio está sendo investigado. Segundo a Polícia Civil, o advogado chegou a atuar em casos envolvendo conflitos agrários na região e a princípio, o homicídio é tratado como uma execução.

Confira na íntegra a nota de pesar divulgada pela OAB/RO:
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) manifesta profundo pesar pela morte do presidente da Subseção da OAB de Buritis, Alceu Scoparo Filho, na manhã deste sábado (13), no município. O advogado nasceu no Paraná, tinha 47 anos e atuava na advocacia do estado há 11 anos.

Segundo informações de familiares, por volta das 10h, o advogado estava no banco traseiro de um carro, quando foi assassinado com sete tiros de arma de fogo por um motociclista, que fugiu em seguida. A Polícia Militar compareceu ao local e a Polícia Civil investigará o caso.

A OAB/RO já está acompanhando as investigações sobre esse crime bárbaro e se solidariza com a família e amigos enlutados. O governador de Rondônia, Confúcio Moura, informou ao presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, que determinou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) a apuração rigorosa e célere do caso.

Por Jeferson Guedes, no G1