sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A lebre e a tartaruga

Em uma densa floresta repleta de animais silvestres, a vagarosa tartaruga - provocada até perder a paciência e a razão - se vê na contingência de aceitar um desesperador desafio, já de início fadado ao fracasso e ao insucesso: disputar uma corrida de velocidade com a lebre, o animalzinho mais veloz das redondezas.
Ninguém acreditou e a bicharada passou a caçoar da pobre tartaruga exclamando: ‘derrotada’; ‘inútil’; ‘perdedora’; ‘palerma e lerdaça’... E a tartaruga lamentou o dia em que, perdendo a cabeça, aceitou disputar uma corrida com a lebre mais veloz da floresta.
O epílogo dado como certo sofre uma brusca alteração quando a lebre, convencida da vitória... Surpreenda-se com esta trama, baseada em uma das mais belas fábulas de Esopo, o grande escritor da antiguidade grega. Saiba os desdobramentos dessa peleja entre a célere lebre e a espaçosa, pachorrenta e vagarosa tartaruga. Quem venceu a corrida? A lebre, como seria previsível e natural. Sagrou-se vencedora a tartaruga, instaurando a maior zebra da história dos jogos desde as Olimpíadas? Ambas venceram? Ambas perderam? Descubra na peça teatral infantil A lebre e a tartaruga.
A "Coleção estórias maravilhosas para aprender se divertindo"
São 10 peças teatrais completas, direcionadas ao público infanto-juvenil:
· Livro 1 – A onça e a capivara ou Não é melhor saber dividir?
· Livro 2 – Eu compro, tu compras, ele compra
· Livro 3 – A cigarra e as formiguinhas
· Livro 5 – O galo e a raposa
· Livro 6 – Todas as cores são legais
· Livro 7 – Verde que te quero verde
· Livro 8 – Como é bom ser diferente
· Livro 9 – O bruxo Esculfield do Castelo de Chamberleim
· Livro 10 – Quem vai querer a nova escola.
O teatro e a dramaturgia - ao contrário das demais ramificações da literatura – transcendem o mero prazer, regalo e deleite da leitura bem como os aspectos educativos e pedagógicos intrínsecos às letras.
É isto que o leitor perceberá tão logo adentre as páginas dos livros que compõem a Coleção Infantil.
A leitura dos livros e a reflexão sobre os seus conteúdos poderão remeter o leitor a um universo só possibilitado pelo teatro.
Não por acaso, esta arte milenar tem sido cultuada por todos os povos, do ocidente e do oriente, desde muitos séculos antes de Cristo. De tão importante, os antigos egípcios e gregos chegaram a vincular o teatro aos rituais destinados a homenagear suas divindades e entes sagrados.
A dramaturgia e o teatro continuam mantendo as características que os tornaram imprescindíveis na antiguidade clássica: o auxilio para vencer a timidez e desenvolver a autoestima; o aprimoramento da oratória e da dicção; a aprendizagem quanto à impostação de voz, a postura, a presença cênica; os predicados da argumentação lógica e da reflexão crítica; insumos que, sem dúvidas, qualificam a participação, o que – convenhamos – não é pouca coisa num ambiente social obliterado pela mediocridade.
Preferencialmente destinada às crianças e à juventude, os livros atendem a todas as faixas etárias, dos pequenos que ainda engatinham na pré-escola e no ensino fundamental, aos jovens de ideias e propósitos que já romperam a terceira idade.
Para saber mais, clique aqui.