Quatro diferentes tipos de
feijão viviam em paz e harmonia, comungando de pratos variados e deliciosos.
Eis que, repentinamente, entram em crise existencial, passando a idolatrar o
individualismo exacerbado. Tornam-se convencidos, esnobes, vaidosos,
presunçosos e insolentes. Só querem saber de si, nada de integração, comunhão,
de unir e se juntar ao outro.
É quando - diante do
acirramento dos ânimos - entram em cena a Alface, o Arroz, o Abacate, a Abóbora
e o Limão. E, então, a trama se desenvolve enfocando a importância do individual integrar ao coletivo, como duas faces de uma mesma
moeda. Tão importante quanto preservar a individualidade, o singular, é
estabelecer sólidos vínculos sociais, interagir com o outro. No dizer de uma
personagem da peça teatral "Cada um precisa de cada um para ser
cada um. Gente precisa de gente para ser gente".
A
Coleção estórias maravilhosas para aprender se divertindo
São 10 peças teatrais
completas, direcionadas ao público infanto-juvenil:
· Livro
1 – A onça e a capivara ou Não é melhor saber dividir?
· Livro
2 – Eu compro, tu compras, ele compra
· Livro
3 – A cigarra e as formiguinhas
· Livro
4 – A lebre e a tartaruga
· Livro
5 – O galo e a raposa
· Livro
6 – Todas as cores são legais
· Livro
7 – Verde que te quero verde
· Livro
9 – O bruxo Esculfield do Castelo de Chamberleim
· Livro
10 – Quem vai querer a nova escola.
O teatro e a dramaturgia -
ao contrário das demais ramificações da literatura – transcendem o mero prazer,
regalo e deleite da leitura bem como os aspectos educativos e pedagógicos
intrínsecos às letras.
É isto que o leitor
perceberá tão logo adentre as páginas dos livros que compõem a Coleção estórias maravilhosas para aprender se divertindo.
A leitura dos livros e a reflexão
sobre os seus conteúdos poderão remeter o leitor a um universo só possibilitado
pelo teatro.
Não por acaso, esta arte
milenar tem sido cultuada por todos os povos, do ocidente e do oriente, desde
muitos séculos antes de Cristo. De tão importante, os antigos egípcios e gregos
chegaram a vincular o teatro aos rituais destinados a homenagear suas
divindades e entes sagrados.
A dramaturgia e o teatro
continuam mantendo as características que os tornaram imprescindíveis na
antiguidade clássica: o auxilio para vencer a timidez e desenvolver a
autoestima; o aprimoramento da oratória e da dicção; a aprendizagem quanto à impostação
de voz, a postura, a presença cênica; os predicados da argumentação lógica e da
reflexão crítica; insumos que, sem dúvidas, qualificam a participação, o que –
convenhamos – não é pouca coisa num ambiente social obliterado pela
mediocridade.
Preferencialmente destinada
às crianças e à juventude, os livros atendem a todas as faixas etárias, dos
pequenos que ainda engatinham na pré-escola e no ensino fundamental, aos jovens
de ideias e propósitos que já romperam a terceira idade.