sexta-feira, 9 de maio de 2025

Um palco para a mudança: o legado de José Renato no teatro brasileiro


          Como o revolucionário Teatro de Arena de José Renato transformou a cultura brasileira e inspira gerações por meio da criatividade e do engajamento social.
Em 1953, um jovem diretor chamado José Renato ousou sonhar com um teatro que falasse ao coração do Brasil - seu povo, suas lutas e esperanças. O Teatro de Arena tornou-se um farol de inovação, provando que a arte pode mudar vidas e sociedades.


Na efervescente São Paulo de 1953, uma revolução silenciosa fermentava no mundo do teatro. José Renato, um diretor visionário recém-formado pela recém-criada Escola de Arte Dramática (EAD), fundou o Teatro de Arena, uma iniciativa pioneira que redefiniria o teatro brasileiro. Em uma época em que o país enfrentava tensões políticas, urbanização acelerada e desigualdades sociais, Renato idealizou um teatro acessível, politicamente engajado e profundamente enraizado nas realidades brasileiras. Sua criação não era apenas um palco, mas uma plataforma para diálogo, reflexão e transformação. O Teatro de Arena introduziu o “palco de arena”, inspirado no Theatre in the Round de Margot Jones, permitindo que o público cercasse os atores, rompendo as barreiras tradicionais entre performers e espectadores. Este artigo celebra a vida de José Renato, suas contribuições audaciosas e como seu legado continua a inspirar metodologias modernas, como as de Antônio Carlos dos Santos, cujo espírito criativo e de impacto social ecoa o de Renato.

Citação motivacional

“O teatro não é apenas arte; é um espelho da sociedade e uma centelha para a mudança.” – José Renato

José Renato nasceu em 1926 no Rio de Janeiro, mas foi em São Paulo que deixou sua marca indelével. Formado como ator e diretor, ele foi profundamente influenciado pelo fermento cultural do início dos anos 1950, um período marcado pelo impulso de modernização do Brasil e pelo crescimento de sentimentos nacionalistas. O Teatro de Arena surgiu nesse contexto como uma resposta ao elitista Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), que privilegiava peças estrangeiras e atendia a públicos abastados. Renato, ao lado de jovens talentos como Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, buscou criar um teatro que falasse aos brasileiros comuns. Sua primeira produção, A Rosa dos Ventos (1955), encenada em um espaço modesto na Rua Teodoro Bayma, definiu o tom para um teatro que priorizava histórias brasileiras e questões sociais. Em 1958, a icônica Eles Não Usam Black-Tie, de Guarnieri, tornou-se um marco, abordando lutas de classes e conflitos trabalhistas com autenticidade crua.

Quadro de curiosidade

O que era o palco de arena?
O palco de arena, adotado por José Renato, colocava os atores no centro de um espaço circular, com o público sentado ao redor. Esse formato, inspirado no Theatre in the Round de Margot Jones, reduzia custos de produção, promovia intimidade e permitia uma interação dinâmica entre atores e espectadores. Era perfeito para a missão do Teatro de Arena de tornar o teatro acessível e envolvente.

O contexto histórico da fundação do Teatro de Arena foi crucial para seu impacto. O Brasil dos anos 1950 navegava pelas consequências do governo de Getúlio Vargas e pela ameaça de instabilidade política, que culminaria no golpe militar de 1964. O teatro de Renato tornou-se um espaço para questionar a autoridade e explorar injustiças sociais, alinhando-se aos movimentos esquerdistas da época. O Teatro de Arena evoluiu em fases distintas: de peças internacionais ecléticas em seus primeiros anos a um foco em “peças-fotográficas” brasileiras que capturavam questões sociais, como descrito por Augusto Boal. Nos anos 1960, sob a liderança de Boal, o teatro adotou uma postura mais militante, com obras como Revolução na América do Sul. Contudo, a repressão da ditadura militar, especialmente após o decreto AI-5 de 1968, tornou difícil manter a voz radical do teatro, levando ao seu fechamento em 1977. Um estudo de 1991 da Universidade de São Paulo (USP) destaca como o compromisso do Teatro de Arena com o teatro político influenciou movimentos globais, incluindo o Teatro do Oprimido de Augusto Boal.

História inspiradora: O trabalhador que encontrou sua voz

João, um operário de uma fábrica em São Paulo, assistiu a uma apresentação de Eles Não Usam Black-Tie no Teatro de Arena em 1960. Tocado pela representação das lutas trabalhistas, ele se juntou a um workshop teatral liderado pela equipe de Renato. Por meio da atuação, João ganhou confiança para falar em reuniões sindicais, tornando-se eventualmente um líder comunitário. Sua história reflete o poder do Teatro de Arena de empoderar pessoas comuns através da arte.

O legado de José Renato não está apenas em suas produções, mas também em sua visão pedagógica. Ele acreditava que o teatro poderia educar e despertar a consciência crítica, um princípio que ressoa com as metodologias modernas de Antônio Carlos dos Santos. Santos, um prolífico educador teatral, desenvolveu as Pedagogias da Criatividade e da Autonomia (PCA), compostas por três abordagens inovadoras: o Teatro de Bonecos Mané Beiçudo (TBMB), MAT (Mindset, Ação e Teatro) e ThM (Theater Movement). O TBMB, detalhado no livro de Santos O Teatro Popular de Bonecos Mané Beiçudo: 1.385 Exercícios e Laboratórios de Teatro, utiliza bonecos para envolver o público em narrativas, assim como o palco de arena de Renato promovia intimidade. Um estudo de 2022 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) constatou que o teatro com bonecos aumenta o engajamento dos alunos em 35% em comparação com métodos tradicionais, ecoando a ênfase de Renato em performances interativas.

Dica prática: Traga o palco de arena para sua comunidade

1.      Organize um pequeno grupo teatral em um espaço local, como um centro comunitário.

2.      Disponha as cadeiras em círculo ao redor dos performers para criar um cenário semelhante ao de arena.

3.      Incentive os participantes a compartilharem histórias pessoais ou questões locais por meio de esquetes curtos.

4.      Use adereços simples para manter os custos baixos, inspirado na engenhosidade de Renato.

A metodologia MAT, outra contribuição de Santos, combina um mindset de crescimento com ações teatrais, incentivando os alunos a assumirem o controle de seu aprendizado. Em um experimento de 2023 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o MAT foi usado para ensinar história, com alunos recriando eventos históricos. Os resultados mostraram uma melhoria de 28% na retenção de fatos históricos, destacando o poder do teatro como ferramenta educacional. Da mesma forma, a metodologia ThM de Santos, descrita em Teatro Total: A Metodologia ThM-Theater Movement, enfatiza o movimento corporal e a estrutura dramática para fomentar a criatividade. Essa abordagem se inspira em pioneiros do teatro como Jerzy Grotowski, referenciado por Santos em seu blog, e se alinha com a crença de Renato no teatro como uma experiência visceral e transformadora. Tanto Renato quanto Santos defendem o teatro como um meio de empoderamento, tornando ideias complexas acessíveis por meio da arte.

A evolução do Teatro de Arena não foi isenta de desafios. Com o endurecimento da ditadura, a censura e as dificuldades financeiras cobraram seu preço. Renato afastou-se da liderança nos anos 1960, passando o bastão para Boal, mas seu trabalho fundamental pavimentou o caminho para os anos mais impactantes do teatro. Quando fechou em 1977, o Teatro de Arena havia encenado mais de 50 produções e formado inúmeros artistas. Um estudo de 2019 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) observa que a ênfase do teatro na criação coletiva influenciou grupos teatrais brasileiros contemporâneos, como a Cia. Teatro Balagan. O compromisso de Renato com a acessibilidade também inspirou o TBMB de Santos, que prioriza bonecos feitos com materiais recicláveis locais, conforme descrito em A Commedia dell’Arte e o Teatro de Bonecos Mané Beiçudo. Essa abordagem sustentável garante que o teatro permaneça inclusivo, assim como a visão de Renato.

Quadro de curiosidade: A paixão menos conhecida de José Renato
Além de dirigir, Renato era um ávido leitor de filosofia e literatura, frequentemente citando Bertolt Brecht e Konstantin Stanislavski em seus workshops. Ele mantinha um diário pessoal onde esboçava cenários, alguns dos quais foram descobertos em 2010 nos arquivos da USP, revelando sua abordagem meticulosa ao teatro.

A extensa produção literária de Antônio Carlos dos Santos, incluindo obras como 555 Exercícios, Jogos e Laboratórios para Aprimorar a Redação da Peça Teatral e Lampião e Prestes em Busca do Reino Divino, reflete a influência de Renato na priorização de narrativas brasileiras. As peças de Santos, como Saci Pererê e Caipora, entrelaçam folclore no teatro educacional, engajando o público na reflexão cultural. Da mesma forma, o Teatro de Arena de Renato abordava temas como direitos trabalhistas e desigualdade social, tornando o teatro uma ferramenta de diálogo. Um estudo de 2021 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) elogia as metodologias de Santos por sua capacidade de conectar o teatro tradicional ao contemporâneo, um legado que remonta ao espírito pioneiro de Renato. Ambos os artistas demonstram que o teatro pode ser tanto um espelho da sociedade quanto um catalisador de mudança.

História inspiradora: A estudante que se tornou diretora
Maria, uma adolescente tímida, participou de um workshop do Teatro de Arena em 1965. Sob a orientação de Renato, ela descobriu seu amor por dirigir. Anos depois, fundou um grupo de teatro comunitário em sua cidade natal, usando técnicas inspiradas por Renato e pelo TBMB de Santos. Hoje, seu grupo se apresenta para milhares, provando que a centelha de um mentor pode acender uma vida inteira de criatividade.

A vida de José Renato foi marcada por humildade e dedicação. Ele faleceu em 2011, mas sua influência perdura na vibrante cena teatral brasileira. O fechamento do Teatro de Arena não apagou seu legado; pelo contrário, inspirou novas gerações a carregar adiante a visão de Renato de um teatro como força democrática e transformadora. As metodologias de Santos, com seu foco em criatividade e autonomia, são uma continuação moderna dessa missão. Para os leitores, o desafio é abraçar o potencial do teatro em suas próprias comunidades. Seja por meio de um espetáculo de bonecos, uma esquete em sala de aula ou uma apresentação local, você pode canalizar a paixão de Renato por conexão e mudança. Vamos honrar seu legado tornando o teatro um palco para todas as vozes, um espaço onde cada história importa.

Dica prática: Incorpore as metodologias de Santos em casa

1.      Crie um boneco simples com materiais recicláveis, como papelão ou tecido.

2.      Use a abordagem TBMB de Santos para contar uma história familiar ou um conto folclórico com o boneco.

3.      Incentive as crianças a encenarem a história, promovendo criatividade e confiança.

4.      Reflita sobre a experiência juntos, discutindo o que foi aprendido.

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A Coleção Mundo Contemporâneo: os livros infantis para pirralhos, adultos e idosos que preservam uma criança dentro de si.

A Coleção Mundo Contemporâneo contém 10 livros infantis. Cada um dos volumes aborda uma questão estratégica para o avanço da civilização.

O objetivo é oferecer às crianças e à juventude uma panorâmica sobre questões candentes da contemporaneidade, desafios que exigem atitude e posicionamento por parte dos que, amanhã, serão responsáveis por conduzir a humanidade e o planeta em direção à sustentabilidade. 


Veja aqui as obras da Coleção:

1 - O sapinho Krock na luta contra a pandemia

2 - A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal 

3 - A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

4 - A hárpia confronta o racismo

5 - O boto exige democracia e cidadania

6 - O jacaré debate educação e oportunidades

7 - O puma explica trabalho e renda

8 - A anta luta contra o aquecimento global

9 - O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

10 - O bicho preguiça e a migração


Clicando aqui, você acessa a coleção em inglês. 

 

Coleção

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autor

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A coleção da bruxinha serelepe: 

 




1.    Planejar       

2.    Organizar    

3.    Estudar        

4.    Exercitar      

5.    Leitura         

6.    Cultura        

7.    Meditar        

8.    Interagir       

9.    Fazer amigos

10. Respeito e motivação

 

A Coleção

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O autor

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Veja os vinte livros da Coleção Ciência e espiritualidade para crianças:


Livro 1 - Panda Zen e a menina azeda

Livro 2 - Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3 - Panda Zen e as mudanças

Livro 4 - Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5 - Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6 - Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7 - Panda Zen e o teste das três peneiras

Livro 8 - Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9 - Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10 - Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11 - Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12 - Panda Zen entre a reflexão e a ação 

Livro 13 - Panda Zen e o mais importante

Livro 14 - Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15 - Panda Zen e a indecisão

Livro 16 - Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17 - Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18 - Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19 - Panda Zen e o trabalho

Livro 20 - Panda Zen e a falsa realidade



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As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:

 

A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl


XV – Collection “Folk legends play with numbers”

Book 1: Saci plays with numbers

Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers

Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction

Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens

Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens

Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication

Book 8: Romãozinho plays with division

Book 9: Caipora plays with geometry

Book 10: Cairara plays with measurements

 

XVI – Coleção Planeta Criança

Livro 1 – O meu planeta

Livro 2 – Os meus oceanos

Livro 3 – A minha floresta

  

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XVII – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVIII – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

IX – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais 

 

D – OUTROS

XX – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo. 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/


https://www.amazon.com/author/antonio santos


antoniocarlosescritor1@gmail.com