quarta-feira, 22 de junho de 2016

O livro que explica tudo sobre teatro de bonecos


Veja aqui os conteúdos contemplados no livro:

O Teatro de Bonecos Mané Beiçudo 
1.385 exercícios e laboratórios de teatro 
Introdução 
Capítulo I - As referências teóricas 
1.O que é teatro? 
2.O que é teatro de bonecos? 
3.O que é o teatro de bonecos Mané Beiçudo (TBMB)? 
4.Tipologia 
a. Marionetes 
b. Os fantoches 
c. Os ventríloquos 
d. O teatro de sombras 
e. No teatro negro 
5. Para fazer teatro de bonecos o que é necessário? 
6. O que é possível representar? 
7. História do teatro de bonecos 
8. O teatro de bonecos no Brasil 
9. A música no teatro de bonecos 
10.A irreverência do Mané Beiçudo 
Capítulo II - O Teatro de Bonecos Mané Beiçudo 
1. A fábrica de teatro popular 
2. O plano político-estratégico 
a)A radicalização da participação e a intervenção na realidade local 
b) Estética 
c) os momentos da produção 
i) A Fábrica Ex-Ante 
o espaço-objeto. 
O perfil dos integrantes do Núcleo Gestor 
Mobilização dos integrantes do NG 
A Oficina Teatro de Bonecos Mané Beiçudo 
Definição da questão central 
ii. A Fábrica Ex-Cursus 
iii. A Fábrica Ex-Post 
d) - A tecnologia de fabricação de bonecos 
I.O teatro mamulengo 
ii. O boneco de isopor 
iii. O boneco de jornal 
iv. O boneco de papier-mâché 
v. O boneco de cabaça 
vi. O boneco de bucha 
vii. O boneco de sucata 
e – Faça você mesmo a sua tinta 
f - A tecnologia de criação e elaboração da dramaturgia 
12 princípios da metodologia ThM-Theater Movement: 
Algumas passagens e cenas de referência: 
3 - A estrutura cênica do Teatro de Bonecos Mané Beiçudo 
a. A empanada 
b. Os integrantes do teatro de luva do Mané Beiçudo 
c. O teatro de rua 
Capítulo III -A manipulação: o movimento, a voz, a vida do boneco 
1 – Aquecimento físico, alongamento, relaxamento 
2 – Exercícios para os dedos, as mãos e os braços 
A MANIPULAÇÃO 
3 – A respiração 
4 - A voz 
a. Cuidados 
b. Os alarmes 
c. Fatores inibidores 
d. O aquecimento 
e. Exercícios para educar a voz 
f. A dicção 
g. Exercícios 
Exercícios para adquirir a habilidade da improvisação 
Como caracterizar o boneco: a identidade, a voz 
A caracterização 
A voz 
Exercícios, jogos e laboratórios 
Capítulo V - A fonte da eterna juventude 
Cultura popular & Educação 
Commedia dell’Arte: um teatro que emerge da fogueira do Santo Ofício 
Constantin Stanislavski 
O teatro de Vsiévolod Meyerhold 
É possível um teatro onde Artaud e Brecht dialoguem? 
O Teatro Pobre de Jerzy Grotowski 
As 13 principais categorias do Teatro Popular de Bonecos Mané Beiçudo 
Entrevista com o autor 
O autor 
Referências bibliográficas 

Para comprar o livro, clique aqui.


Para saber mais, clique na capa do livro



_____________

Para saber mais, clique na capa do livro




____________



Clique na capa do livro para saber mais.



Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

___________


Para saber mais, clique na capa do livro

________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: