sábado, 30 de julho de 2016

Dia do Agricultor, Dia da Agricultura Familiar




O Dia Internacional do Agricultor Familiar foi comemorado no dia 25 deste mês. No dia 28 de julho, se comemorou o Dia do Agricultor. Nada melhor que aproveitar a oportunidade para refletir sobre os grandes temas que incendiam o país desde os idos do descobrimento: reforma agrária e cidadania, soberania alimentar, identidade dos camponeses e dos brasileiros, heranças agrárias e alternativas de produção, alimentos geneticamente modificados, a concentração fundiária e a violência no campo, dentre outros. E promovendo a reflexão à luz da cultura e das manifestações artística. Você não pode deixar de ler “Quando o homem engole a luz”.

Para saber mais sobre o livro, clique em sua capa, acima.

O livro 
A peça teatral retrata uma situação que vem do Brasil Colônia e persiste nos dias atuais: estratégias utilizadas por capatazes para escravizar trabalhadores rurais. 

Em uma das cenas da peça “Gravata Vermelha” esse crime é explicado num diálogo entre as personagens Alfredo e Marquito: 

“(...) Quando o caboco chega lá para trabalhar tem que comprar tudo no armazém, na venda da fazenda, a única que existe no lugar. E daí compra fiado, abre conta, anota no caderno. Tudo caro, mercadoria de servo, de criado; preço de doutor. Quando chega ao final do mês, o salário já tá muito menor que a conta aberta no Armazém. E vai passando o mês, vai passando outro mês, e depois um ano, muitos anos, a conta, a dívida só aumentando, crescendo sempre mais e mais. Não tem jeito de sobrar dinheiro, nunca sobra salário, nunca dá prá quitar a dívida. Daí que o caboco vira o quê? Escravo. Trabalha, trabalha, e cada vez deve mais. Quando se dá conta da escravidão e tenta fugir, os jagunços cravam o balaço nas costas. É assim, minha senhoria. Desse jeito mesmo que acabo de contar. (...)”. 

Quando o homem engole a lua” investe numa inovadora concepção cênica, criando novos espaços e estilos de interpretação, se destacando a fina interação entre o espetáculo tradicional - onde se apresentam atores, músicos e dançarinos – e o teatro de bonecos com a performance dos bonecos de luva e vara.