sábado, 9 de setembro de 2017

Brasil perde 6 universidades em ranking de melhores do mundo


O Brasil caiu de 27 para 21 universidades no World University Ranking 2017-2018, uma lista anual elaborada pela consultoria Times Higher Education (THE) e que foi divulgada nesta terça-feira no Reino Unido.
A Universidade de São Paulo (USP) foi mais uma vez a melhor do país na relação e também a primeira entre as instituições de ensino da América Latina, entre o 251º e o 300º lugar. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupou a segunda posição da região, ficando entre a 401ª e a 500ª melhor instituição do mundo.
Depois da 200ª colocação, a THE organiza as universidades em blocos. A queda de desempenho das universidades brasileiras foi destacada pelo diretor editorial da THE, Phil Baty, que ressaltou que segue havendo um problema nas instituições da região.
"Não há universidades latino-americanas entre as primeiras 200. Isso é decepcionante. Inclusive nações com limitações econômicas podem aspirar ter universidades de nível mundial", afirmou.
Baty disse que as instituições de ensino latino-americanas tiveram dificuldades neste ano para permanecer no ranking devido à "crescente evolução" das universidades asiáticas. A China, por exemplo, colocou duas de suas instituições - a Universidade de Pequim e a Universidade de Tsinghua - no "top 30" pela primeira vez desde o início da elaboração do ranking, em 2004.
A Universidade de Oxford, no Reino Unido, liderou a lista, seguida da também britânica Universidade de Cambrigde. Completam o ranking das cinco melhores o Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech), a Universidade de Stanford e o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), todas nos Estados Unidos.
Para Baty, há sinais de melhoria em algumas instituições da América Latina, incluindo as brasileiras, mas o panorama geral da região é de "declive".
"A região precisará investir nas suas universidades e adotar medidas para melhorar a qualidade da educação e de pesquisa se desejar se tornar um ator-chave na educação superior na esfera mundial", completou o diretor da THE.
A lista da THE avalia universidades de 77 países com base em 13 itens, que incluem aspectos como ambiente acadêmico, excelência de pesquisa, vocação internacional e relação com o mercado.
A publicação britânica examina a cada ano mais de 12 milhões de trabalhos acadêmicos para medir o impacto das pesquisas em cada uma das universidades da relação.
EFE




Para aproveitar o tempo, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade