sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Mentira faz com que o cérebro se adapte à desonestidade


Uma pesquisa da University College London mostra que quem comete sucessivos atos de desonestidade pode adquirir uma espécie de tolerância moral aos atos ilícitos, de forma que estes crimes não são vistos ou sentidos como algo grave ou mesmo errado na ótica da pessoa de quem burla regras ou leis.
Segundo o El Pais, o  experimento publicado na revista Nature fortalece essa teoria. No teste, participantes tiveram a oportunidade de mentir para obter benefícios pessoais às custas de outros. Oitenta pessoas, com idades entre 18 e 65 anos, deveriam presumir, junto a um companheiro que não viam, qual era a quantia de dinheiro que havia em um recipiente.
As pessoas foram apresentadas a várias situações, em diferentes etapas, como se fosse um jogo. Em algumas situações, havia a chance de mentir sobre a quantidade de dinheiro para tirar proveito às custas do parceiro, beneficiar o parceiro, e ambos poderiam ganhar. Os cientistas notaram que aconteceram vários graus de desonestidade no jogo e que isso aumentava progressivamente.
Além disso, os voluntários tiveram sua atividade cerebral monitorada por ressonância magnética funcional. Foi observado uma atividade maior da amídala, área do cérebro que processa as reações emocionais, na primeira vez que os participantes enganavam seus companheiros. Essa atividade foi se atenuado nas fases posteriores do jogo.
“Em conjunto, nossos resultados revelam um mecanismo biológico por trás da escalada de desonestidade”, apontam os autores do estudo.
Com informações do History.

Yahoo notícias

_____________________
O livro que desmascara a grande mentira do século passado. Que saber mais, clique aqui
"(...) O diretor teatral Meyerhold foi preso em 1939 e assassinado a tiros na prisão em 1940.

O poeta e dramaturgo Maiakovski, segundo a versão oficial, teria se suicidado em 14 de abril de 1930, aos 36 anos de idade. No velório, 150 mil pessoas passaram na frente de seu caixão nos 3 dias em que ficou exposto.

Neste período da história soviética, mais de 1500 artistas foram submetidos ao mesmo brutal ritual estalinista de seleção cultural (...)". Para saber mais, clique aqui.
Para comprar o livro, clique aqui.