sábado, 1 de julho de 2017

Daniel Diges enfrenta no Brasil o "desafio da sua vida" com "Les Misérables"

Fotografia do ator espanhol Daniel Diges, que interpreta Jean Valjean em portguês. EFE/Fernando Bizerra Jr. 
O cantor e ator espanhol Daniel Diges enfrenta no Brasil o "maior desafio de sua vida" com o musical "Les Misérables", uma obra na qual volta a interpretar o "arriscado" papel de Jean Valjean, ainda que agora o desafio seja cantar em português.
"Trata-se de um personagem muito arriscado, em outro idioma. É preciso ser forte para fazer tudo isto", contou Diges (Alcalá de Henares, 1981), em uma entrevista à Agência Efe em São Paulo.
O espanhol já havia interpretado o papel do herói criado pelo escritor romântico Victor Hugo nos palcos espanhóis, mas desde março deste ano atua para o público brasileiro no Teatro Renault.
O Valjean brasileiro é mais "bruto, mais animal, mais tigre" que o espanhol e, além disso, canta em português, um idioma que Diges teve que aprender em poucos meses para poder interpretar o protagonista do clássico francês no Brasil.
O desafio não "foi fácil", disse, mas está satisfeito e "contente" com as críticas recebidas por parte de alguns jornais brasileiros. "O fato de falarem bem de mim me deu segurança".
"A cada dia sou mais Valjean", disse Diges, que compartilha a espiritualidade com seu personagem.
Na obra, Valjean fala constantemente com Deus e questiona sua existência. O ator, por sua vez, acredita que a oportunidade de atuar no Brasil foi uma "mensagem" divina que chegou em um momento de "maturidade" profissional e pessoal.
"Cresci muito, fiz musicais, estudei muito teatro, trabalhei muito; os meus discos; cresci como artista, como pessoa, como ator. Sou mais maduro", afirma o artista, que ficou conhecido ao interpretar David, "Gato", na série juvenil "Nada es para siempre".
Anos mais tarde, em 2010, representou a Espanha no Festival de Eurovision, um desafio que lhe deu um impulso à carreira musical e lhe permitiu "ser uma pessoa conhecida" em todo o país.
Diges se define como um "ator que sabe cantar", o que, a seu julgamento, lhe permitiu ter sucesso no mundo dos musicais, onde já participou de "A Bela e a fera" e "Mamma Mia", entre outros.
Ao Brasil chegou após uma indicação do produtor inglês Cameron Mackintosh, que buscava alguém que soubesse canto e tivesse as características internacionais do personagem.
"Queriam alguém que tivesse feito o personagem. Ele gostou de como o fiz na Espanha. Me mandaram duas canções para prepará-las em duas semanas. Peguei uma professora de português e em quatro dias as preparei", afirma.
Diges disse que segue estudando dia a dia e como aluno aplicado, mostra as anotações realizadas nos roteiros, que se transformaram em um constante desafio.
O ator teve que deixar de lado o repertório em espanhol e entrar de cabeça no português, o que em alguma ocasião o levou a cometer alguns deslizes. As folhas estão repletas de rabiscos que marcam a pronúncia e o tom que deve usar no Brasil.
O trabalho muscular do rosto, além disso, foi "muito forte" para que o público possa entender Valjean, "um dos personagens mais complicados dentro do mundo dos musicais".
"Acredito que este papel seja uma mensagem. Quando as pessoas assistem à peça 'Les Misérables', entram sendo uma e saem sendo outra", explica.
Diges não pensou ainda qual será seu próximo passo após "Les Misérables". "Vou relaxar. Se tiver que ficar pela América, ficarei. Agora mesmo não é o momento de escolher".
EFE - Fabio Manzano e Alba Santandreu


__________________


Coleção Quasar K+: 

Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.


O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?

QUASAR K+ é uma metodologia que procura radicalizar os processos de participação cidadã através de três componentes básicos:
a.Planejamento;
b.Educação e Teatro;
c.Participação intensiva.

Para quem se destina a ferramenta?

A metodologia QUASAR K+ foi desenvolvida para se constituir em uma base referencial tanto para as pessoas, os indivíduos, como para as organizações. Portanto, sua utilização pode ensejar a modernização desde o simples comércio de esquina ao grande conglomerado corporativo. Mas, também, os projetos de crescimento e desenvolvimento individuais, a melhoria das relações familiares...

Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.

Qual a razão desta metodologia?

Nas democracias modernas as sociedades se mostram tanto mais evoluídas e sustentáveis quanto mais aprimoram a qualidade da participação na vida organizacional, política e social.

Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.

É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.

Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.

Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:

- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;

- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.

De maneira estruturada, o livro enfoca:

- Planejamento e Administração
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.


Para saber mais sobre o livro, clique na capa.

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.