segunda-feira, 17 de julho de 2017

EUA vão confiscar US$ 144 milhões em propriedades ligadas à corrupção nigeriana

Autoridades americanas querem confiscar o "Galactica Star", iate comprado com propinas de contratos nigerianos
Funcionários americanos afirmaram que planejam confiscar 144 milhões de dólares em propriedades envolvidas em atos de corrupção de executivos petroleiros nigerianos nos Estados Unidos, inclusive o iate "Galactica Star", avaliado em 80 milhões de dólares.
O iate e um apartamento de 50 milhões de dólares em frente ao Central Park, em Manhattan, estavam entre os bens ligados aos contratos adjudicados pela ex-ministra do Petróleo Diezani Alison-Madueke, entre 2011 e 2015, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em comunicado.
"Que os funcionários corruptos de outros países e executivos de empresas não se enganem: se os fundos ilícitos estão ao alcance dos Estados Unidos, vamos tentar confiscá-los e devolvê-los às vítimas que foram roubados", disse Kenneth Blanco, procurador-geral adjunto responsável. "Os Estados Unidos não são um porto seguro para produtos da corrupção".
Os procuradores afirmam que Alison-Madueke aceitou propinas dos executivos petroleiros Kolawole Akanni Aluko e Olajide Omokore. Ela adjudicou contratos lucrativos para as empresas, que venderam cerca de 1,5 bilhão de dólares em petróleo nigeriano.
O dinheiro do suborno foi lavado em empresas fantasmas e intermediários por meio de bancos americanos e compra de propriedades, que o Departamento de Justiça pretende confiscar.

AFP