sexta-feira, 8 de junho de 2018

Preservação com resultados


Após 31 anos de trabalho, o resultado é positivo. As praias registram aumento da fauna e da flora, e a volta de espécimes desaparecidas
A história da APA Costa dos Corais, aliás, não deixa dúvidas sobre a necessidade de preservação da biodiversidade. Depois de 31 anos de existência, as praias estão registrando aumento da flora e da fauna e, felizmente, até mesmo a volta de espécies que já nem apareciam mais por lá, como tartarugas marinhas, conforme dados do Instituto Biota de Conservação, que registrou, em 2017, um número bastante atípico de mamíferos e tartarugas marinhas encalhados. Até mesmo o encalhe de baleias Jubarte aumentou na região. Essa espécie estava ameaçada de extinção nos anos 1980 e hoje os especialistas estimam existir aproximadamente 21 mil unidades delas no país.

'O aumento dos encalhes segue proporcionalmente ao aumento da população. Alguns locais próximos a Maceió, antes considerados fora do mapa de reprodução das tartarugas marinhas, voltaram a ser berços para os ovos desses animais', comemora Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, que capacita moradores e os incentiva a utilizar um aplicativo da entidade para registrar as ocorrências reprodutivas e encalhe de animais na região, o Biota Mar.

Após a criação da Zonas de Preservação da Vida Marinha (ZPVM) e o fechamento da área, especialistas identificaram um local conhecido como Poço do Mero, onde exemplares desse animal (Epinephelus itajara), que é ameaçado de extinção, começou. A primeira 'área fechada' há 18 anos encontra-se em Tamandaré, Pernambuco, cidade localizada a 107 km da capital Recife. No início, a área coordenada pelo Instituto Recifes Costeiros (Ircos) enfrentou grande resistência, principalmente por parte dos pescadores. 'Muitos reclamaram, mas hoje são favoráveis. Perceberam que com a moratória os peixes maiores e crustáceos aos poucos voltaram a colonizar as áreas e passaram a frequentar as regiões adjacentes à área fechada. A ZPVM funciona como um berçário marinho. Os peixes se reproduzem, crescem e depois se deslocam para fora da área fechada.', explica o oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco Mauro Maida, conselheiro do Ircos.

Conheça

Associação Peixe-Boi de Condutores

Porto de Pedra (AL)

Telefone: (82) 3298-6247

Horários: 10h às 16h

www.associacaopeixeboi.com.br

Instituto Biota

Maceió-AL

(82) 991152944/ 991155516/ 988150444?

www.institutobiota.org.br

Por Rosana Hessel, no Correio Braziliense



Teatro completo