A perda de aprendizagem acumulada devido à pandemia já é estimada em 74%, de acordo com estudo. Déficit deverá impactar renda retirando 0,5% do salário dos jovens ao longo da vida.
Sem ações para minimizar o déficit de aprendizagem ou
retornar ao ensino híbrido, estudantes do 3º ano do ensino médio deverão
concluir esta etapa de ensino em 2021 sabendo 20% do esperado em português. Em
matemática, poderão regredir.
Os dados são da pesquisa "Perda de Aprendizagem
na Pandemia", do Núcleo de Ciência Pela Gestão Educacional do Insper e
Instituto Unibanco, divulgada nesta terça-feira (1°).
A perda de aprendizagem acumulada devido à pandemia já
é estimada em 74% para quem está nesta etapa de ensino, tanto em português
quanto em matemática. Em casos onde há engajamento maior dos alunos, a perda
pode ser reduzida para 28% e 27%, respectivamente.
Os números foram calculados de acordo com a escala do
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) (leia mais sobre metodologia
abaixo). Em geral, alunos entram no ensino médio com uma pontuação de 252 e
saem com 275 em português, um ganho pouco acima de 20 pontos ao longo do ciclo.
Em matemática, o ganho médio é de 15 pontos.
"O importante de se observar é que, em média, um
aluno aprende 20 pontos em três anos do ensino médio. Então, se perder 10, ele
vai perder metade do que aprendeu. O que estamos falando é que, infelizmente, e
intuitivamente é muito óbvio, se você fecha a escola, você não pode esperar que
o impacto será pequeno. É uma perda gigante", afirma Ricardo Paes de
Barros, pós-doutor em economia pela Universidade de Chicago e Yale, e
pesquisador do Insper.
No ensino remoto, a pesquisa considerou que os
estudantes aprendem cerca de 17% do que deveriam em matemática, se comparado às
aulas presenciais. Em português, a aprendizagem é de 38%.
As projeções indicam perdas de 16 a 11 pontos em
português e de 20 a 12 em matemática. Como é esperado que os estudantes avancem
15 pontos nesta disciplina, no pior cenário, poderá haver regressão de
aprendizagem.
Os alunos que estão no terceiro ano do ensino médio
enfrentam um período crítico durante a pandemia. Eles correm o risco de passar
mais da metade do ciclo, de três anos, tendo aulas a distância. Em 2020,
fizeram o segundo ano com aulas remotas. Em 2021, o esperado é que retornem ao
ensino híbrido no último ano do ciclo, para minimizar as perdas.
"Há uma urgência urgentíssima para os estudantes
que ainda estão no ensino médio", afirma Ricardo Henriques,
superintendente executivo do Instituto Unibanco. "Mas o que este trauma
abre é a possibilidade de sermos mais engenhosos e criativos. Precisamos
inventar caminhos para recuperar esta aprendizagem. Ter olhar atento para ver
qual estado está fazendo uma inovação fantástica e, a partir daí, exportar
rapidamente estas técnicas para outros lugares", aposta.
Os dados da pesquisa apontam que:
Alunos que começaram o 3° ano do ensino médio em 2021
estão com cerca de 10 pontos a menos na proficiência em português e matemática,
comparado ao que poderiam atingir se não tivesse o ensino remoto;
Caso o ensino remoto seja mantido, o cenário poderá
ser pior. A pesquisa estima um aumento de 16 pontos a menos na proficiência em
língua portuguesa e 20 pontos a menos em matemática;
Se houver maior engajamento e adoção de ensino híbrido
no 2º semestre, com recuperação do aprendizado, as perdas poderiam ser
reduzidas de 35% a 40%, ficando em 11 pontos em português e 12 em matemática.
Menor
aprendizagem, menor renda
As consequências para esta perda de aprendizagem vão
impactar na vida futura destes jovens. A pesquisa indica que um ponto a menos
em proficiência reduz o salário em 0,5%. Se o estimado é que tenham renda média
de R$ 430 mil ao longo da vida (estimativa para quem tem formação em ensino
médio), estes jovens deixariam de ganhar R$ 20 mil.
Os dados indicam que:
Um ponto a menos de proficiência reduz a remuneração
do trabalho em 0,5%.
Caso a perda de aprendizagem se mantenha, cada
estudante que se formar no ensino médio em 2021 terá uma perda de renda ao
longo da vida de R$ 20 a R$ 40 mil
Se houver uma perda de 10 pontos, haverá R$ 21 mil a
menos nos bolsos deste jovem ao longo da vida.
Perda de renda para alunos do ensino médio e
fundamental soma mais de R$ 700 bilhões, podendo chegar a R$ 1,5 trilhão
Ações
para minimizar perdas
O estudo afirma que é possível reduzir as perdas de
aprendizagem em 35% a 40%, caso algumas ações sejam adotadas.
A pesquisa sugere dobrar o engajamento dos estudantes,
adotar o ensino híbrido ao longo de todo o 2º semestre de 2021, adaptar
currículos e acelerar o aprendizado.
"Se não houver já ações nas escolas, é possível
que a gente fique uma década se arrastando", afirma Henriques.
Ele destaca ainda outro problema agravado pela
pandemia: a evasão escolar, ou seja, casos de alunos que desistem de estudar.
Para enfrentar este cenário, Henriques reforça a
necessidade de as redes fazerem uma busca ativa por estes alunos, para
trazê-los de volta às aulas.
"É preciso ter uma visão intersetorial,
interdisciplinar. Para trazer estes alunos de volta e dar bolsa de estudos para
eles, criar incentivos para ficarem. Outra ideia é aperfeiçoar a proposta do 4º
ano do ensino médio, mas com estímulos para que os alunos queiram permanecer
mais um ano estudando", sugere.
Como
foram feitos os cálculos
Com a escala Saeb, os pesquisadores projetaram
cenários em que a educação pode ter de ocorrer com ensino remoto com
engajamento parcial; ensino remoto com engajamento maior; ensino híbrido e
híbrido com recuperação.
Para os alunos engajados, os autores consideraram a
média de aprendizagem capturada durante o ensino remoto em comparação com o
presencial. Considerando estudos de autores como Zimmer (2009), Woodworth
(2015), Ahn e McEachin (2017) e Fitzpatrick (2020) chegaram à conclusão de que
em matemática, os estudantes aprendem 17% do esperado com o ensino remoto. Em
português, 38%.
Para estudantes que não participam das aulas,
estimaram a perda de proficiência com base no conceito de absenteísmo proposto
por Liu, Lee e Gershenson (2021) que diz que o aluno não só deixa de aprender
quando falta à aula quanto esquece um pouco do que foi dado na lição anterior.
Assim, cada dia de falta representa a perda de 1,55 dia de aula.
O Saeb é uma prova que ocorre a cada dois anos para
avaliar o nível de conhecimento de alunos das redes pública e privada do 2º, 5º
e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
Pesquisa
na rede pública de SP
Uma outra pesquisa feita na rede pública estadual de
São Paulo também afirma que os estudantes estão com déficit de aprendizagem. A
avaliação foi feita com 20,7 mil alunos do 5° e 9º anos do ensino fundamental e
3º ano do ensino médio.
O maior prejuízo está nos alunos mais novos, do 5º
ano. Comparado a exames de proficiência (que mede os conhecimentos em escala)
feitos em 2019, é como se estes estudantes não só deixassem de avançar ao longo
de 2020 mas também regredissem em relação a índices anteriores. O resultado
acende um alerta para a educação e os impactos na aprendizagem.
Para recuperar os 46 pontos de aprendizagem perdidos
em matemática na pandemia, seriam necessários 11 anos de investimentos em
educação básica.
Por
Elida Oliveira, G1
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