sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Sobre deficiência


Meus caros, extraí um trecho do livro “Irena Sendler, minha Irena”, um diálogo que discorre sobre o tratamento que Hitler e os nazistas impunham aos portadores de necessidades especiais. E mais abaixo, uma matéria sobre o festival que exibe 32 filmes inéditos com histórias sobre deficiência.
“(...)
Anette
Estamos convencidas, eu e Margret, que estão com pesquisas, fazendo experiências com humanos no hospital...

Anton
Deus do céu.

Anette
Experiências, experiências médicas, experiências químicas...

Anton
Deus. Onde chegamos?!

Anette
Mais grave, Anton.

Anton
Mais grave?

Anette
Mais grave. Assassinato de crianças...

Anton
Assassinato? De crianças? Não pode, impossível.

Anette
Crianças com algum tipo de problema físico ou mental estão sendo assassinadas. Estão traficando órgãos, Anton, traficando órgãos humanos.

Anton
Experiências, assassinatos de crianças, tráfico de órgãos... Então é a confirmação, a confirmação da Solução Final, Anette, a Solução Final de que fala Hitler. O alucinado, o demente está, mesmo, determinado a levar adiante sua política de extermínio do povo judeu.

Anette
Acontece que a insanidade ultrapassou todos os limites. Estão vitimando também negros, católicos, opositores, homossexuais, ciganos, minorias e ...

Anton
E...

Anette
Excepcionais, deficientes, portadores de necessidades especiais.

Anton
Está dizendo bobagem, mulher. Preste atenção no que diz.

Anette
Não podemos ignorar os sinais, meu marido, não vamos fazer isso, não vamos fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo ao nosso redor.

Anton
A Solução Final é o plano deles, dos nazistas, para exterminar o povo judeu, Anette, o povo judeu. É um absurdo, a barbárie das barbáries, a repugnância das repugnâncias, a forma mais abjeta da crueldade, de todo inaceitável, mas, entenda, limita-se ao povo judeu. O ódio, a cólera dos alemães, está centrada no povo judeu.

(...)”
Festival no Rio exibe 32 filmes inéditos com histórias sobre deficiência
Realizado a cada dois anos e considerado um dos mais importantes eventos de inclusão cultural do país, o Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência chega à sua 8ª edição, exibindo de hoje (16) até o próximo dia 28, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (CCBB Rio), 32 filmes de 20 países, entre eles o Brasil. São documentários inéditos, de curta e média metragem, que contam histórias protagonizadas por pessoas com diversas deficiências, como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, e deficiências física, visual, auditiva e intelectual.
O relacionamento delicado entre uma garota especial e o universo que a rodeia é o tema do curta Luiza, de Caio Baú, um dos representantes brasileiros na mostra. No filme, a sexualidade serve como um fio condutor para abordar questões como preconceito, relacionamento entre pais e filhos, superproteção familiar, autonomia, diferenças e amor.
Outros destaques da programação do festival são a produção indiana Eu sou Jeeja, sobre a líder ativista Jeeja Ghosh, que luta pelos direitos dos que têm paralisia cerebral na Índia, e Dois Mundos, obra polonesa que mostra a família de Laura, garota de 12 anos que tem pais surdos. A superação pelo esporte é o tema de 50 X Rio, filme italiano que conta a história de Alex Zanardi, ex-campeão de Fórmula Indy que se preparou para os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.
“Ao mesmo tempo em que nos leva a refletir sobre aspectos fundamentais da vida em sociedade e do autoconhecimento, o festival também faz refletir sobre o nosso país, por meio da comparação com as mais diversas culturas e sociedades representadas na seleção”, afirmam Lara Pozzobon e Gustavo Acioli, curadores do evento, em texto sobre a mostra.Eles acrescentam que essa comparação é sempre reveladora, “principalmente quando descobrimos que somos mais avançados no que pensávamos que éramos atrasados, e mais atrasados no que pensávamos que éramos avançados”.
Os Estados Unidos, o Reino Unido, Canadá, a Austrália, Suíça, Itália, Espanha, Polônia, Bulgária, Finlândia, Espanha, Turquia, Ucrânia, Tailândia, a Alemanha, Rússia, Índia, Myanmar e a Letônia, além do Brasil, formam a lista dos países que tiveram produções selecionadas para o festival. Além da exibição de filmes, a programação do evento conta com quatro debates sobre os temas A visão e os sentidos da arte; Corpo e movimento; Tecnologia assistiva de ponta e Amor e relacionamento.
Como não podia deixar de ser, a acessibilidade para todos os públicos é uma preocupação fundamental dos organizadores do festival. Nesse sentido, o CCBB Rio oferece as condições mínimas necessárias para o evento, uma vez que tem sua arquitetura concebida para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
Além disso, o festival oferece audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille para pessoas com deficiência visual. Já as pessoas com deficiência auditiva contam com legendas eletrônicas nos filmes e interpretação em Libras nos debates.
Desde a primeira edição, em 2003, o CCBB abriga o Assim Vivemos, que depois do Rio segue para os centros culturais do Banco do Brasil em Brasília (este ano, de 5 a 17 de setembro) e São Paulo (de 20 de setembro a 1º de outubro). “Acreditamos que o cinema, seja pelo filme de ficção ou pelo documentário, tem sido grande ferramenta de conscientização, e o festival tem contribuído bastante ao transportar o público para as mais diversas realidades e situações que envolvem a questão da deficiência”, avalia o gerente-geral do CCBB Rio, Fabio Cunha.
A programação completa está disponível no site www.assimvivemos.com.br . O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro.
Por Paulo Virgilio, da Agência Brasil

 
Para saber sobre o livro, clique aqui.